fbpx

A primeira impressão de escritórios em 3D já aconteceu na Europa, em Hausleiten, na Áustria.

O projeto é a extensão de um escritório e é o resultado de uma colaboração entre o grupo de tecnologia de construção STRABAG e a fabricante de andaimes e formas, pioneiro da impressão em cimento3D, a PERI. O edifício é uma extensão de escritórios de 125 m2.

"O edifício em Hausleiten é um marco para a STRABAG, para a PERI e para todos os envolvidos. E um marco para a indústria de construção austríaca como um todo", disse Thomas Imbacher, Membro do Conselho de Inovação e Marketing da PERI SE. “Estamos convencidos de que a impressão 3D de edifícios fará parte do futuro da construção, pois esta tecnologia oferece soluções para os desafios que atualmente ocupam nossa indústria: digitalização, eficiência, escassez de trabalhadores qualificados e muito mais”.

Strabag Peri impresso 3D

O edifício de extensão foi impresso com uma BOD2, a impressora de construção 3D mais vendida globalmente pela COBOD. A velocidade máxima de impressão da impressora de construção 3D BOD2 a um metro por segundo permitiu que a construção em Hausleiten fosse concluída em cerca de 45 horas de tempo de impressão.

A impressão 3D em geral permite liberdade de design em comparação com a construção clássica de concreto, como formas arredondadas. O edifício de escritórios na Áustria impressiona com a forma incomum e as estruturas de cimento são reconhecíveis como um elemento de design na fachada, o que confere ao edifício uma forma de trevo.

Henrik Lund-Nielsen, fundador e gerente geral da COBOD International, disse: “Estamos orgulhosos de ver cada vez mais edifícios impressos em 3D com nossa impressora BOD2. A nossa tecnologia é documentada em várias aplicações além de apenas edifícios residenciais baixos, como bases de torres de moinhos de vento, suportes de tubos de cimento, escolas e agora um prédio de escritórios. Acreditamos firmemente que a impressão de construção 3D irá revolucionar a indústria da construção devido à sua capacidade de automatizar e industrializar o processo de construção”.

Em 2018 o Grupo PERI adquiriu uma participação minoritária na COBOD. Desde então, ambas as empresas têm trabalhado em conjunto para ampliar os limites da impressão de construção em 3D.

Com o projeto de impressão em Hausleiten, a equipe de impressão 3D da PERI concluiu com sucesso seis projetos de impressão com as impressoras de construção 3D da COBOD. Estes incluem a primeira casa impressa em 3D na Alemanha, a primeira casa/apartamento multifamiliar impressa em 3D na Europa e agora a extensão do escritório em Hausleiten.