fbpx

A Desktop Metal, fabricante de equipamentos de impressão 3D, lançou uma tecnologia, a Digital Sheet Forming (DSF), e promete que a mesma irá simplificar a produção industrial.

A tecnologia da máquina Figur G15, é capaz de moldar chapas a pedido, diretamente a partir de um ficheiro de design digital, eliminando a necessidade de ferramentas de estampagem, moldes ou outras máquinas, reduzindo os tempos e os custos de produção.  

FigurG15

A tecnologia DSF mantém uma abordagem flexível e incremental de formação através de um design de caixa de construção que reduz a distribuição de força através da folha durante a construção. A solução elimina os elevados custos de arranque e o longo prazo associado a ferramentas personalizadas, moldes e cortantes para desbloquear os benefícios da digitalização para os fabricantes de peças de metal, melhorando a agilidade do negócio e tornando a formação de chapa metálica acessível a novas aplicações em vários volumes.

"Após anos de desenvolvimento, estamos entusiasmados por mostrar a nossa tecnologia DSF aos fabricantes de chapas de metal", disse Ric Fulop, fundador e CEO da Desktop Metal. "A formação de chapas metálicas com o Figur G15 é acessível, flexível e rentável, mesmo em volumes baixos. Os fabricantes de indústrias automóvel, aeroespacial, eletrodomésticos e outras podem agora produzir uma parte totalmente formada em menos de uma hora sem um grande investimento de tempo ou dinheiro."

A Figur G15 apresenta uma cabeça de cerâmica orientada por software numa gantry XY que forma progressivamente grandes folhas metálicas camada por camada. Com uma área de formação de 1450 x 1000 mm em X e Y, a Figur G15 pode processar formas positivas e negativas até 400 mm na direção vertical Z. Uma grande variedade de metais e chapas também podem ser processadas – incluindo aço até 2,0 mm de espessura e alumínio até 2,5 mm.

A startup sediada em Massachusetts tem a BMW, a Toyota Motor Corp e a SpaceX, na carteira de clientes. A Desktop Metal espera que a primeira geração da nova tecnologia lide com a produção de peças de chapa metálica para aeronaves, agricultura e equipamentos pesados.