A Raise3D anunciou o lançamento da Pro3 Series, a impressora 3D mais desenvolvida do seu segmento, com melhorias que abordam as necessidades de produção ágil ou de pequenos lotes de peças, ferramentas, peças sobressalentes ou outros produtos similares.

A Pro3 inclui duas impressoras 3D duplas extrusivas: a Pro3, com um volume de construção de 300x300x300mm (4,749€), e a Pro3 Plus, com um volume de construção de 300x300x605mm (6,249€).

A Pro3 Series promete melhor usabilidade, maior eficácia geral do equipamento e repetibilidade de qualidade industrial, em relação à sua antecessora, refere a fabricante.

Em relação à compatibilidade material, a Série Pro3 é capaz de imprimir qualquer filamento que extruda até 300°C, incluindo PLA, ABS, HIPS, PC, TPU, TPE, NYLON, PETG, ASA, PP, PVA, Fibra de Vidro Infundida, Fibra de Carbono Infundida, Enchimento de Metal e Enchimento de Madeira, entre outros.

A Pro3 conecta-se com o ecossistema de software de impressão 3D da Raise3D que inclui o ideaMaker, a ideaMaker Library e o software de gestão de impressão RaiseCloud.

A máquina está equipada com uma extrusora modular independente com uma estrutura de dupla extrusão. Isto permite que imprima usando uma variedade de filamentos, reduzindo o entupimento e permitindo a desmontagem e substituição de componentes, reduzindo o tempo de inatividade da máquina.

O novo sistema de hotend intercambiável é ideal para utilizadores que podem precisar de mudar de materiais não abrasivos para abrasivos, que requerem diferentes tipos de nozzle, ou utilizadores que queiram imprimir a velocidades mais altas. É projetado com um mecanismo de clique e bloqueio que não requer ferramentas, e cada um é identificado exclusivamente em ordem e regista o tempo de utilização do nozzle.

Raise3D Pro3 Series Hot End

A nova funcionalidade de Auto Bed Leveling é uma ferramenta relevante para quem utiliza impressoras para fins de produção e que pretende implementar um programa de manutenção preventiva para garantir uma qualidade consistente das peças finais. O Auto Bed Leveling minimiza o tempo atribuído à calibração e aumenta a produtividade.

O Air Flow Manager da Série Pro3 está localizado na parte de trás da impressora, melhorando a dissipação de calor e a circulação de ar, criando um ambiente estável dentro da câmara de impressão.

Equipado com um filtro de ar HEPA, o Air Flow Manager também pode filtrar e limpar o ar dentro da câmara. Enquanto funcionar dentro da gama de temperatura recomendada, o Air Flow Manager garantirá a estabilidade da temperatura no interior da câmara, o que se traduz numa melhor repetibilidade dos resultados, independentemente das condições externas.

A Pro3 Series tem um sistema de assistente inteligente incorporado conhecido como EVE. Semelhante ao que é prática comum na impressão 2D, o assistente EVE pode orientar os utilizadores a localizar e resolver com precisão problemas que possam afetar o trabalho de impressão final. Tem também uma função que analisa o uso da impressora e envia lembretes de intervenções programadas para garantir que a manutenção da impressora é realizada a tempo.

Raise3D Pro3 Series EVE Smart Assistant

O lançamento da Pro3 está previsto para o final do ano, estando ainda por definir a data. A Raise3D irá realizar um evento público online para apresentar a nova impressora, e as pré-vendas serão abertas algumas semanas antes do início das vendas. A impressora também será exibida no Rapid+TCT em Chicago (13-15 de setembro) e formnext em Frankfurt (16-19 de novembro).

Em Portugal, a Raise3D é representada pela Emetrês.