Impressão 3DDesenvolver um software que permita o acesso ao Design for Aditive Manufacture para utilizadores que querem aproveitar as liberdades de design oferecidas pela impressão em 3D é um dos principais motores para o crescimento. Dadas as tendências, o novo relatório da IDTechEx Research, o 3D Printing Software 2018-2028: Análise de Tecnologia e Mercado, prevê que o mercado global de impressão de metais vai crescer a um CAGR de 22% e vai valer US$ 966 milhões, € 818 milhões, até 2028.
 
O mercado de software de impressão em 3D já foi caracterizado por vários processadores de compilação de código, aberto e livre, com uma ou duas organizações a dar resposta aos utilizadores industriais, com ofertas comerciais. Em 2017, o cenário mudou consideravelmente. Tem havido vários novos participantes após a aquisição de pequenas empresas com desenvolvedores CAD / PLM estabelecidos e fabricantes de impressoras 3D que desejam da resposta a uma parte desse mercado em rápido crescimento.

O software de impressão 3D abrange todo o software necessário para realizar um modelo 3D de CAD para imprimir. O relatório fornece uma visão geral detalhada das funções de diferentes tecnologias de software de impressão em 3D, incluindo engenharia reversa, CAD, CAE, CAM e gestão de fluxo de trabalho. Faz a avaliação dos pontos fortes e fracos dos formatos de arquivo mais comuns para impressão em 3D e alternativas potenciais. As áreas em que as necessidades dos utilizadores não têm resposta pelas tecnologias atuais são destacadas.

O relatório inclui novos desenvolvimentos e tendências no mercado de software de impressão em 3D, incluindo soluções de software específicas desenvolvidas por fabricantes de hardware, além de aplicações recentes de ferramentas de software para design generativo, personalização em massa e impressão multimaterial.