A 3.ª edição do Prémio Diário da República, iniciativa que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, chega ao fim no próximo dia 8 de setembro, com a entrega de prémios e a inauguração da exposição «Vamos fotografar a lei».

O concurso desafiou os participantes a refletir sobre a presença da lei no quotidiano, traduzindo-a numa imagem. A edição deste ano reuniu mais de 150 fotografias que mostraram, em diferentes lugares e momentos, como a lei se manifesta no dia a dia.

A cerimónia de encerramento está marcada para as 16h30, com transmissão em direto no canal de YouTube do Diário da República. Serão distinguidos os autores das três melhores fotografias em cada uma das categorias do concurso: menos de 18 anos e mais de 18 anos. Os vencedores recebem cheques-formação atribuídos pelo Instituto Português de Fotografia e prémios monetários oferecidos pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), promotora da iniciativa.

No mesmo dia, será inaugurada a exposição «Vamos fotografar a lei», que reúne os trabalhos premiados. A mostra estará patente na Galeria da Imprensa Nacional, em Lisboa (Rua da Escola Politécnica, 135), e pode ser visitada gratuitamente entre 8 e 19 de setembro, das 10h às 19h.

Mais informações sobre o concurso e os vencedores estão disponíveis em premio.diariodarepublica.pt.