A Canon Portugal celebrou mais uma edição do seu Young People Programme, iniciativa global que tem vindo a capacitar jovens através da imagem para darem voz às causas que os movem.

No ano letivo de 2024-25, o programa teve lugar na Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras, com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor e do projeto europeu de cidadania global "People & Planet: a Common Destiny".

Dirigido a jovens entre os 12 e os 18 anos, o programa promove a educação audiovisual e o pensamento crítico em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Esta edição desafiou os participantes a refletir sobre as suas comunidades, através de histórias visuais com impacto, orientadas pelo fotógrafo e professor Ricardo Dias.

Durante várias sessões, os alunos desenvolveram competências técnicas e narrativas, culminando numa exposição final que deu visibilidade aos projetos produzidos, incluindo os vencedores desta e da anterior edição.

Histórias com impacto

Os projetos apresentados, compostos por uma a cinco imagens captadas com equipamento Canon, procuraram documentar causas pessoais ou sociais com relevância local. A avaliação teve em conta a ambição, criatividade, técnica, impacto e profissionalismo das propostas.

O grande vencedor desta edição recebeu um kit Canon EOS R50 com objetiva RF 18-45mm F4.5-6.3 IS STM, enquanto a menção honrosa foi distinguida com um kit Canon EOS R100 com objetiva RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM.

“Estamos muito satisfeitos por celebrar mais um ano do nosso Young People Programme, e pelo facto de novos estudantes estarem a aderir a esta iniciativa. Através deste programa, contribuímos para a formação de jovens que encontram na tecnologia de imagem uma inspiração e uma ferramenta para expressar as suas preocupações, com o objetivo de gerar um impacto positivo na sociedade,” comentou Pilar González, Corporate & Marketing Communications Manager da Canon Portugal e Espanha.

“Gostaríamos de expressar o nosso agradecimento ao Instituto Marquês de Valle Flor e ao projeto ‘People & Planet: a Common Destiny’ pelo seu admirável trabalho e empenho constante. Contar com o seu apoio permite-nos transmitir aos estudantes a importância de trabalhar para a divulgação abrangente dos ODS das Nações Unidas. Podemos dizer com orgulho que os participantes deste ano viveram uma experiência muito enriquecedora.”

A Canon já envolveu mais de 6.000 jovens neste programa, em mais de 50 países da região EMEA, reforçando o seu compromisso com uma educação mais inclusiva, criativa e orientada para a cidadania ativa.