A Fujifilm Portugal apresentou um novo modelo da linha Revoria à Portugal Print, que se realiza na FIL, em Lisboa, no Pavilhão 4, até ao próximo dia 22 de fevereiro.

Falamos da 5uper Color, a C285S, que trás a possibilidade de impressão a cinco cores aos modelos de gama média.

As grandes novidades não estão nas especificações, mas sim nas possibilidades de aplicações. Hilário Galiano, responsável da área de POD na Fujifilm, explica: «vamos alargar a amplitude das cores, permitir fazer coisas que hoje não são possíveis de fazer sem ser com Pantone.»

«É a democratização da qualidade de impressão», explica Filipe Marques, Country Manager da Fujifilm Portugal. «É trazermos esta possibilidade para a generalidade do mercado, uma vez que até agora era uma opção que apenas estava disponível nas máquinas de topo».

Filipe Marques e Hilário GalianoFilipe Marques e Hilário Galiano

O equipamento permite ir além da tradicional combinação CMYK, com a possibilidade de adicionar um toner especial, disponível nas opções dourado, prateado, rosa e transparente. Pode criar acabamentos metálicos sofisticados, ampliar a gama de cores e fazer a aplicação isolada de toner transparente para criar um acabamento brilhante ou texturado.

A tecnologia Super EA-Eco Toner utilizada neste equipamento tem partículas de toner extremamente finas para uma reprodução precisa de detalhes, tons de pele e gradientes suaves. Com um cabeçote LED de 2.400 x 2.400 dpi, promete uma impressão de alta definição e consegue lidar com uma ampla variedade de substratos, de 52 a 400 g/m2, oferecendo maior liberdade criativa. Os formatos variam 90 x 146 mm a 330 x 660 mm, além da opção de banners de até 330 x 1.300 mm.

O equipamento conta com um sistema de alimentação por sucção de ar, garantindo a precisão da entrada de papel, mesmo em suportes de alta gramagem ou com revestimento especial. Além disso, a tecnologia de carga eletrostática minimiza interferências no trajeto do papel.

O investimento começa na casa dos 55 mil euros e há dois modelos em exposição no recinto da feira. A multinacional está a expor também soluções na área da fotografia, cujas soluções também mostram o potencial criativo da tecnologia.