A The Navigator Company assinalou os 70 anos do início da produção na fábrica de Cacia, onde se produz pasta e papel desde julho de 1953.  

70 anos de CaciaO evento contou com a presença das administrações da The Navigator Company e Semapa, além de autarcas da região e outros convidados. (© Susana Santos)

Para a consolidação da indústria da pasta e papel nacional muito contribuiu o “Projeto TE-24”, desenvolvido secretamente em 1956, num laboratório da fábrica de Cacia da então Companhia Portuguesa de Celulose, hoje parte integrante da The Navigator Company, e que esteve na origem de duas inovações pioneiras a nível mundial: a produção, à escala industrial, de pasta de eucalipto globulus pelo método kraft, bem como o fabrico de papéis de impressão e de embalagem com 100% de fibra de eucalipto português.

O “Projeto TE-24” foi o catalisador do sucesso internacional da pasta de eucalipto globulus, destacando-a como alternativa às fibras longas, que naquela época dominavam o mercado e eram consideradas o produto nobre.

O reduzido teor de lenhina do eucalipto plantado em Portugal e a sua estrutura química peculiar (favorecendo a sua remoção nos processos químicos de cozimento e branqueamento), assim como a consequente elevada percentagem de celulose, beneficiavam o processo de produção da pasta a partir desta espécie, tornando-o mais eficiente e com menores consumos de madeira e de produtos químicos por tonelada de pasta produzida.

Contudo, o que surpreendeu rapidamente os mercados mundiais foi a qualidade dos produtos papeleiros obtidos a partir dessa pasta de celulose, com reconhecidos valores de brancura, opacidade, índice de mão e elevadas resistências.

A partir de 1957, e depois de aprofundados os estudos, começaram a vender-se na Europa as pastas cruas e branqueadas de eucalipto, um marco na história da Companhia e um exemplo da sua capacidade de inovação, transformando-a num dos maiores produtores mundiais de pasta branca de eucalipto globulus, líder europeu na produção e papel de impressão e escrita e líder mundial no segmento Premium.

Cacia© The Navigator Company

Atualmente, o eucalipto globulus mantém-se como a espécie mais utilizada em Portugal para a produção de pasta e papel, pelas suas características de adaptabilidade às condições edafoclimáticas (relativas ao solo e ao clima) nacionais, mas também por ser, graças ao trabalho dos pioneiros de Cacia, reconhecida como a melhor fibra do mundo para fazer diversos tipos de papel (várias espécies de eucalipto representam mais de 70% das pastas hardwood e quase 50% de todas as pastas do mercado). Vários países tentaram plantá-lo, mas sem sucesso, o que revela a vantagem competitiva e as condições únicas que Portugal oferece a esta espécie, explica a The Navigator Company.

 

Setenta anos depois, Cacia continua na senda da inovação, como mostram os números. Do complexo industrial, em Aveiro, saíram, em 2022, perto de 200 mil toneladas de pasta de papel e cerca de 50 mil toneladas de tissue para mais de 40 países em todo o mundo.

A reportagem completa será publicada na próxima revista doPAPEL.