A Câmara Municipal de Barcelona traz a Plaça de Barcelona a Lisboa, uma instalação itinerante com tecnologia imersiva, no Parque Eduardo VII, junto à Praça Marquês de Pombal.

O espaço acolherá atividades sobre start-ups, videogaming, indústrias criativas, Green Deal e gastronomia, a partir de sexta-feira, 31 de março e ao longo de todo primeiro fim-de-semana de abril. A Plaça de Barcelona é de entrada gratuita e estará integrada na programação de inovação do Sònar Lisboa, um festival de música, criatividade e tecnologia de origem catalã e que este ano celebra o seu trigésimo aniversário.

ParqueEduardoVII

Há diferentes atividades como conferências e mesas redondas, além de exposições, para partilhar ideias, trocar opiniões e detetar oportunidades de negócios e desafios. O foco será o dinamismo da economia impulsionado pelas empresas tecnológicas em Barcelona e Lisboa.

“O facto de Lisboa ser a nossa primeira paragem internacional não é uma mera coincidência. É notável, no decorrer dos últimos anos, um claro compromisso de Portugal em atrair talento, start-ups e empresas internacionais. Lisboa está no centro deste dinamismo, impulsionando a inovação e encontrando o seu nicho, tornando-se uma referência no setor da tecnologia. Neste sentido, o potencial da colaboração entre Barcelona e Lisboa é claro e estamos convencidos de que esta ação será muito enriquecedora”, refere Pau Solanilla, Comissário para a Promoção da Cidade de Barcelona.

A Plaça de Barcelona será inaugurada no dia 31 de março, às 12h, por Félix Ortega, Diretor-Geral de Barcelona Activa, a agência de promoção económica da Câmara Municipal de Barcelona, e por Margarida Figueiredo, Diretora de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa.

Seguidamente, realizar-se-á a primeira atividade da iniciativa, que terá como foco principal os ecossistemas digitais de Barcelona e Lisboa como agentes de mudança para o desenvolvimento socioeconómico das cidades. A palestra contará com representantes das áreas tecnológicas e empresariais de ambas as cidades, nomeadamente a Barcelona Activa, Startup Lisboa e Tech Barcelona.

Uma conversa entre duas referências do setor do Videogaming, Frédo Sanz (CEO da Antiloop, sediada em Barcelona) e Joana Franco (artista de videojogos na Nerd Monkeys - sediada em Lisboa) irá refletir sobre o impacto da indústria, que está a evoluir meteoricamente e que se tornou o elo de ligação entre as indústrias criativas e o setor digital.

Também as indústrias criativas terão um papel de destaque no programa da Plaça de Barcelona, com uma mesa-redonda onde serão construídas pontes entre Barcelona e Lisboa para detetar sinergias e explicar casos de referência. Participarão nesta atividade representantes do Disseny Hub Barcelona, Trojan Horse was a Unicorn, OFFF Festival e a exposição Digital Impact.

A sustentabilidade e o caminho a seguir com o exemplo do Green Deal de Barcelona será uma das últimas atividades a realizar na Plaça de Barcelona. Uma proposta que reunirá agentes sociais e económicos de diferentes setores para orientar o futuro das cidades, tendo como base a sustentabilidade.

As atividades na Plaça de Barcelona ficarão concluídas com o primeiro Universities Challange criativo, que contará com a participação de instituições de ambas as cidades (FBAUP, IADE, ESAD.CR Politécnico de Leiria, Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, etc.), e com uma mostra do papel da gastronomia na atração de turistas para Barcelona.

Programa de atividades da Plaça de Barcelona em Lisboa:

SEXTA-FEIRA 31 DE MARÇO

12h- Inauguração oficial, com representantes das câmaras municipais de Barcelona e Lisboa.

12:15h - Mesa redonda sobre talento digital, com ecossistema digital de ambas as cidades: Barcelona Activa, Startup Lisboa e Tech Barcelona.

17:00h - Revolução gastronómica, com representantes de Barcelona Turisme

SÁBADO, 1 DE ABRIL

12h - Video Gaming Pill, uma conversa entre Frédo Sanz (CEO da Antiloop, com sede em Barcelona) e Joana Franco (artista de videojogos na Nerd Monkeys - com sede em Lisboa)

13h - Universities Challange, anúncio do vencedor do desafio da criatividade entre as universidades de Barcelona e Lisboa.

16.30h - Construir pontes entre as Indústrias Criativas, mesa-redonda entre referências do setor de ambas as cidades

DOMINGO 2 DE ABRIL

12h - Green Deal, o exemplo de Barcelona para o crescimento económico sustentável