A Celpa está a alterar a sua designação para “Biond - Associação das Bioindústrias de base florestal", assumindo a assinatura "Biond, Forest Fibers from Portugal”.
O processo de mudança será revelado durante um evento que vai debater as “Bioindústrias de base florestal e Sustentabilidade” com um painel de peritos.
O evento acontece no Monsanto Secret Spot, em Lisboa, a 31 de outubro, e será transmitido pelo canal de YouTube.
O evento contará com a apresentação do novo posicionamento por Francisco Gomes da Silva, diretor geral da Biond. Presentes estarão também José Pina, em representação da Altri, Mário Amaral, em representação da DS Smith, e António Redondo, da The Navigator Company.
Francisco Ferreira, presidente da Zero, Jori Ringman, diretor-geral da Confederação Europeia das Indústrias de Papel, Assunção Cristas, Professora da NOVA School of Law e Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, serão os outros intervenientes.
A Biond representa um conjunto de associados e visa refletir os interesses de uma bioindústria que transforma matéria-prima natural e renovável em bioprodutos recicláveis, garantindo a sustentabilidade da floresta.
“Mudamos porque, atualmente, acrescentamos muito mais áquilo que nos define, uma vez que a celulose já vai muito além da pasta e papel. O superpoder das fibras de celulose permite um sem número de bioprodutos ecológicos, com capacidade para, potencialmente, substituírem todos os materiais de origem fóssil - cosmética, suplementos e aditivos alimentares, nutracêutica, farmacêutica, têxteis, indústria automóvel, aeronáutica, biocombustíveis, biocompósitos, etc”, comunica a Biond.
A CELPA é a Associação da Indústria Papeleira e resultou da fusão, efetuada em 1993, entre a ACEL - Associação das Empresas Produtoras de Pasta de Celulose e a FAPEL - Associação Portuguesa de Fabricantes de Papel e cartão. As associadas são as empresas industriais e florestais pertencentes à Altri, DS Smith, Renova e The Navigator Company. Juntas, produzem 100% da pasta de fibra virgem nacional e cerca de 90% de todo o papel e cartão.
As associadas da CELPA gerem, de forma direta, centenas de milhares de hectares de floresta em propriedades próprias e arrendadas, 100% certificada pelo FSC® e pelo PEFC™.
O evento pode ser acompanhado aqui, pelas 16h30 de 31 de outubro de 2022.