A Câmara Municipal do Porto divulgou que a sexta edição da Convocatória Aberta aceita candidaturas até 31 de agosto. Dirige-se a entidades e organizações coletivas, nacionais ou estrangeiras, que são convidadas a apresentar atividades que contribuam para o desenvolvimento do ecossistema tecnológico da cidade.
A edição deste ano conta com um orçamento global de 100 mil euros, sendo que cada projeto selecionado poderá ter um apoio máximo de 10 mil euros (valores isentos de IVA).
A iniciativa é promovida pela Câmara do Porto e coordenada pela Porto Digital através da Porto Innovation Hub, conta com o apoio da UPTEC e está aberta a propostas nas seguintes áreas de ação:
- estudos, mapeamentos e avaliações do ecossistema de inovação e tecnologia;
- partilha de conhecimento, capacitação e formação profissional, bem como de capacitação dos cidadãos para as novas tecnologias e para a transição digital;
- promoção e dinamização de comunidades tecnológicas e da ciência e conhecimento;
- valorização da inovação e tecnologia junto de empresas de base tecnológica, nomeadamente através do apoio à ideação e experimentação, bem como ao desenvolvimento de soluções e serviços inovadores.
Nas quatro edições da Convocatória Aberta já concluídas foram avaliadas 173 candidaturas e apoiados 31 projetos que, no total, envolveram mais de dez mil participantes.