A Graphispag 2022 vai acelerar a reativação da indústria de comunicação gráfica e visual e regressa ao recinto da Gran Via, em Barcelona, entre 24 e 27 de maio.
A Graphispag 2022, uma das principais feiras do mercado ibérico para a indústria gráfica e de comunicação visual, prepara-se para acelerar a recuperação do setor, facilitando o encontro de empresas e profissionais. O objetivo é reunir técnicas, conhecimentos, experiências e soluções práticas e mostrar as últimas tendências em tecnologia gráfica, media, materiais, tintas, acabamentos e ferramentas inovadoras para quem imprime e comunica.
Este ano, a feira, organizada pela Fira de Barcelona em parceria com a Graphispack Association, procurará dar respostas aos grandes desafios que o setor enfrenta, incluindo em temas como a sustentabilidade, digitalização e automatização de processos produtivos e comerciais. Apresentará, portanto, uma oferta comercial transversal que integra todos os sistemas de impressão, incluindo os tradicionais e os que estão em expansão, como é o caso dos sistemas funcionais, 3D e de eletrónica impressa, assim como aplicações em sectores industriais.
Xavier Armengou, o presidente da comissão organizadora da Graphispag, está convencido do papel que a feira desempenhará quando se trata de revitalizar eficazmente o mercado da impressão: "É emocionante voltar a reunir-se como um setor para deixar um período tão difícil para trás. É tempo de capitalizar na plataforma disponibilizada por este evento para promover a atividade das nossas empresas, para aprender mais sobre tecnologia, inovação e outras formas de trabalhar que gerem produtos gráficos com elevado valor acrescentado para múltiplos setores, para reunir experiências e conhecimentos e decidir como queremos que a nossa indústria se pareça, de forma partilhada".
Mais sinergias com a embalagem
Na 16.ª edição, a Graphispag vai aumentar as sinergias com o mundo das embalagens e rótulos e nas mesmas datas, e no mesmo local, a Hispack, feira de embalagens, processos e logística, conduzirá a um aumento significativo de convocação neste segmento e ao impulsionar do sector de fornecimento de materiais, que é comum aos dois eventos.
As marcas, fabricantes e empresas de embalagens, embrulhos e etiquetas encontrarão novas aplicações gráficas para a sua atividade na Graphispag, que vão desde a impressão digital para curtas tiragens e a personalização de embalagens até novos designs, formas e acabamentos para se destacar nas prateleiras, prototipagem de embalagens, incorporação de sensores impressos para obter embalagens inteligentes e sistemas anti-contrafacção, entre muitos outros.
Ao mesmo tempo, a Graphispag apresentará soluções gráficas específicas para o mundo editorial, design, publicidade e grande formato, impressão comercial e promocional, retalho, decoração, design de interiores e impressão industrial (têxteis, automóveis, cerâmica e mobiliário), entre muitos outros sectores. Para o efeito, o Graphispag 2021 irá focar-se nas gráficas, principais players na cadeia de valor do produto gráfico, uma vez que, "devido ao seu conhecimento, experiência e know-how, são eles que melhor conseguem satisfazer as necessidades da procura final, incorporando a mais recente inovação dentro do setor", afirmou Armengou.
Personalização, novos meios de comunicação, materiais e tintas mais sustentáveis e as mais recentes tecnologias de impressão e acabamento vão figurar no recinto. Os resultados da sua utilização e aplicação serão apresentados numa grande área central onde serão expostos produtos gráficos destinados a estes sectores de compra. As amostras, produzidas por empresas de serviços gráficos propostas pelos expositores, servirão para mostrar a versatilidade e o potencial criativo, funcional e comunicativo oferecido pela impressão, nomeadamente nos sectores onde a reativação é mais notável, como têxteis, impressão comercial, publicidade ao ar livre e promoção e eventos.
A este propósito, o diretor da Graphispag, Josep Alcaraz, salientou: "o nosso objetivo é facilitar a transferência de negócios, conhecimento e inovação no setor da comunicação gráfica e visual, focando-se nos agentes que publicam, incluindo empresas de serviços gráficos, setores industriais e clientes finais".
A programação de palestras e seminários do evento será orientada para permitir que as impressoras atualizem os seus conhecimentos sobre aspetos relacionados com o desenvolvimento de negócios, gestão da produtividade, digitalização e a "premiumização" dos produtos gráficos. Haverá também palestras específicas sobre impressão de embalagens partilhadas com a Hispack, bem como outras para profissionais de setores que adquirem produtos de impressão como publicidade e marketing, design, fotografia, design de interiores e moda.