Mais de 90 participantes oriundos de 18 países juntou-se à última edição da conferência “Print Matters for the Future”, que teve lugar no dia 20 de maio de 2022, em Estocolmo, na Suécia. Este ano a conferência foi organizada pela Intergraf e pela NOPA.
A indústria gráfica enfrenta desafios severos e, neste evento, os participantes, incluindo associações nacionais de impressão, gráficas e fornecedores tiveram finalmente a oportunidade de se reunirem pessoalmente e partilharem as suas opiniões sobre os últimos desenvolvimentos e o futuro da indústria. Todos os anos, no final da primavera, a Intergraf organiza a conferência "Print Matters for the Future", centrada em diferentes aspetos da indústria e apresentando os temas mais relevantes para a indústria gráfica.
O evento foi moderado por Ulrich Stetter, presidente da Intergraf e diretor-geral da Druckhaus Mainfranken GmbH, e por Håvard Grjotheim, Vice-Presidente da NOPA e Presidente da Scandbook Holding AB.
"A nossa conferência " Print Matters for the Future” é um marco anual para a nossa indústria. Este ano, tivemos finalmente a oportunidade de discutir pessoalmente questões muito importantes para o nosso sector. Estou ansioso para encontrá-los novamente no próximo ano em Riga em 9 de junho de 2023", comentou Ulrich Stetter, Presidente da Intergraf
A conferência arrancou com a apresentação sobre as perspetivas europeias no que concerne ao papel gráfico, por Alejandro Mata Lopez, analista da Fastmarkets RISI, que explicou a situação atual do fornecimento de papel e considerou que a recuperação atual pode ser uma bolha que está prestes a rebentar.
Nick Rudikoff, Diretor de Campanhas da UNI Global Union, analisou a gigante Amazon explicando que é a corporação mais proeminente e disruptiva do nosso tempo. Há poucas partes da economia global que a Amazon não toca. A Amazon está agora também a operar nas embalagens, impressão e publicações e pode criar mais alterações na indústria.
Simon Biltcliffe, Diretor-geral da Webmart, apresentou como gere a sua empresa de gestão de impressão colocando os colaboradores no centro da estratégia. Na sua apresentação, Maria Johansen, Estratega Sénior do Subscribed Strategy Group of Zuora, falou sobre como as estratégias de subscrição podem aplicar-se à impressão.
Eduard Quintana, presidente da Traycco e Membro do Conselho de Administração da European Letterbox Marketing Association, explicou como fazer funcionar o mailing direto afirmando que um dos pontos fortes é a compatibilidade com o RGPD num contexto em que será cada vez mais difícil utilizar dados.
Helen Smith, Diretora de Marketing do Precision Proco Group, explicou como a sua empresa acoplou o envolvimento dos colaboradores com a sustentabilidade e Alexander Even Henriksen, CEO da Bonnier Norsk Forlag, mostrou como os livros impressos têm sido resistentes às perturbações.
Sarah Price, Diretora de Sustentabilidade da Sappi Europe, destacou como a indústria do papel se prepara para enfrentar a neutralidade carbónica até 2050, enquanto procura garantir a biodiversidade. O representante da Grakom, Carsten Bøg, explicou como as gráficas podem reduzir e promover a sua pegada de carbono, evitando as alegações ambientais incorretas.
Por fim, o vencedor do Prémio Intergraf Young Talent 2022, Tom Maskill, falou sobre a impressão numa economia circular e como as empresas de impressão devem avaliar, mitigar, compensar e depois comunicar sobre a pegada de carbono.
A próxima edição do "Print Matters for the Future" terá lugar no dia 9 de junho de 2023, em Riga, na Letónia.