Nomes de referência do mercado gráfico mundial, como Frank Romano, professor emérito do Instituto de Tecnologia de Rochester (EUA), e David Zwang, consultor da Zwang & Company que também preside o Ghent Workgroup, vão participar no Seminário Internacional do Mercado Gráfico FIGITAL (físico+digital), realizado pela brasileira Firjan com apoio da Abigraf Nacional a 30 de julho às 9h30.

Ao lado de outras personalidades da indústria gráfica brasileira, vão debater as transformações nos segmentos de consumo de produtos gráficos e o novo posicionamento da produção.

impressao

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, fará a abertura do seminário virtual, que pretende levar informações valiosas sobre o futuro da indústria no setor. Frank Romano vai abordar as transformações nos diversos segmentos de consumo de produtos gráficos e como isso afeta a procura na indústria. Já David Zwang vai pontuar o que as pequenas e médias empresas podem fazer para acompanhar as mudanças e sobreviver no mercado.

Carlos Di Giorgio, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio de Janeiro (Sigraf), sublinha que o encontro visa fornecer informações úteis para superar os momentos difíceis de mudança e mostrar que é possível voltar a patamares anteriores à crise. “O evento é importante para trazer esperança para o empresário gráfico e mostrar que nós vamos voltar aos patamares antigos, inclusive com as novas tecnologias”, manifestou o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica do Rio de Janeiro (Abigraf-RJ).

Frank RomanoFrank Romano

Carla Geraldo, especialista técnica da Firjan SENAI SESI Maracanã, explica que o seminário vai mostrar ainda como o meio digital pode alavancar o setor. “O segmento de consumo está a ser transformado pelos avanços da tecnologia. Por causa disso, as empresas terão que se adaptar para poder acompanhar essas mudanças”, afirma Carla. Para a especialista, o mercado precisa saber lidar com a tecnologia e com as diferentes formas de abordagem aos clientes. 

O segundo painel, moderado por Ivo Daflon, vice-presidente do Sigraf, vai discutir a nova postura que as gráficas podem ter perante as mudanças do mercado e das tecnologias de produção. A mesa de debates será composta por Sidney Anversa Victor, da Congraf Embalagens e presidente da Abigraf Nacional; Cristhine Samorini, da Grafitusa e presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Sindicato das Indústrias Gráficas do Espírito Santo (Siges); Alex Santos, da gráfica ANS; e Valter Zanacoli, da Editora Vozes, diretor da Firjan e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Petrópolis (Sigrap). O encontro será encerrado por Di Giorgio, que também é empresário na Gráfica J. Di Giorgio e diretor da Firjan.

Sidney Anversa Victor Presidente Abigraf NacionalSidney Anversa Victor, Presidente Abigraf Nacional

A Firjan é uma associação que faz a representação legal dos 101 sindicatos patronais industriais, atuando nas esferas municipal, estadual e federal do Brasil, para defender questões que impactam diretamente a competitividade da indústria.

Seminário Internacional do Mercado Gráfico FIGITAL (físico+digital)

30 de julho às 9h30

O seminário é online e gratuito e pode ser acedido em www.firjan.com.br/mercadograficofigital.

 

Transmissão em Português - https://www.youtube.com/watch?v=HrtYvvBpUkM

Transmissão em Inglês - https://www.youtube.com/watch?v=1xGQBmYphKQ