fbpx

A Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE), a Associação de Promotores, Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE), a Associação Portuguesa de Festivais de Música (APORFEST), a Associação Espetáculo –​ Agentes e Produtores Portugueses (AEAPP) e a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, além de outros representantes da Secretaria Estado Turismo, da Secretaria de Estado da Saúde e da IGAC, criaram um grupo de trabalho que visa analisar o impacto da pandemia e, sobretudo, definir as regras ou procedimentos necessários para que, mesmo no atual contexto, se possam realizar diferentes tipos de eventos sem, no entanto, comprometer a saúde pública.

Já decorreu uma reunião inicial que teve como principal ponto de ordem a criação de uma equipa de trabalho que irá definir uma estratégia que permita assegurar a possibilidade de, em 2021, se poder desfrutar de um festival de verão ou concerto de música sem colocar em risco a saúde.

APSTE evento© APSTE

“Já se percebeu que, infelizmente, este contexto de pandemia não irá desaparecer tão cedo e, mais do que pedir ajudas do Estado, pretende-se criar as condições necessárias para trabalhar. Neste primeiro encontro, a Ministra da Cultura ouviu atentamente todas as preocupações e ficou definido que as associações irão delinear um conjunto de medidas para serem analisadas e debatidas dentro de 15 dias.

Conscientes do período crítico que o país atravessa, a APSTE está totalmente disponível para apresentar, estudar e colaborar com o Governo”, refere a associação.

A Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos foi fundada em junho de 2020 no seguimento da criação do Movimento Cancelado, que resultou na chamada de atenção para a falta de representatividade do sector perante as entidades competentes, urge a necessidade de se organizarem.

A Associação permite reunir as empresas do sector de serviços técnicos para eventos, atualmente dispersos e sem representatividade no mercado.

O objetivo é caminhar no sentido de regular o sector, através da criação de normas e regras que visem a melhoria dos serviços a prestar pelos associados e melhor a imagem no que se refere à qualidade, seriedade e princípios a praticar.