fbpx

É no Future Book Forum, a 18 de novembro, entre as 14h00 e as 16h45 (GMT), que se vai refletir sobre o impacto que a pandemia teve no setor da edição de livros, bem como sobre as oportunidades que estão a surgir. A iniciativa é da Canon e é a primeira vez que decorre online.

O evento, com inscrição gratuita, destina-se a editoras, gráficas, distribuidores, jornalistas, associações de editoras e gráficas, fornecedores de tecnologia, Start-ups e outros profissionais interessados no mundo editorial.

Feira do Livro Lisboa 2020© Freepik

Peter Wolff, Vice President, Production Printing Products (PPP), EMEA Commercial Printing da Canon Europa, comenta: “Esta edição do Future Book Forum chega num ano que desafiou muitas das empresas do setor, que estão agora a redefinir as suas estratégias a curto prazo e a implementar práticas de negócio sustentáveis para sobreviverem a longo prazo. Também assistimos a uma mudança nos hábitos dos consumidores que levou as empresas a pensar sobre como alcançar os seus leitores de forma diferente. O Forum deste ano irá abordar precisamente estas questões. Os participantes podem juntar-se a nós para descobrir novas oportunidades de crescimento com os livros impressos, e de que forma as editoras podem aportar valor à próxima geração de leitores.”

Os participantes terão acesso a apresentações de editoras de todo o mundo, que refletem sobre como a indústria poderá sobreviver, sustentar-se e inovar numa crise. O evento do ano passado focou-se na construção e fomento de comunidades de leitores, para permitir às editoras e às gráficas encontrar novas áreas de crescimento. A mensagem permanece relevante numa fase em que o mercado necessita descobrir novos modelos de negócio.

O evento será liderado por Peter Fisk, autor e orador, que destaca: “Ao longo dos últimos sete anos, o Future Book Forum tem levado as editoras numa viagem para repensar os livros e novas oportunidades de crescimento. Este ano, o desafio é urgente: chegou o momento de o setor ter coragem e fazer o futuro acontecer. É hora de sobreviver e prosperar!”

Mark Allin Future Book ForumMark Allin - Future Book Forum

Mark Allin, Empresário e Chair da William Reed Business Media, que tem apoiado o Future Book Forum nos últimos três anos, acrescenta: O Future Book Forum de 2020 chega num momento extraordinário para todos nós. O evento anual permite à indústria unir-se para refletir, recarregar baterias e voltar a focar-se no futuro, ouvir e aprender com histórias inspiradoras de empresas em todo o mundo, e ainda interagir e colaborar mutuamente neste evento online único.”

Outros oradores confirmados são Nick Morris e Alex Quicho da Canvas8, que vão comentar a pandemia do ponto de vista dos consumidores e como 2020 mudou o mundo e os comportamentos dos leitores. Claire MacLellan, da Future PLC, irá examinar a COVID-19 sob a perspetiva do mundo da edição e partilhar como este ano alterou o negócio da sua empresa. Tara Lajumoke e Harriet Wright da FT Strategies vão falar sobre como, agora mais do que nunca, importa manter uma relação mais profunda com os consumidores. Jesús Badenes del Río, da Planeta, e Sven Fund, da Knowledge Unlatched, vão conduzir a sessão “Innovation Accelerator”, refletindo sobre como o mundo mudou, a importância dos livros físicos e o novo papel de valor acrescentado que desempenham.

Decorrerá também uma mesa redonda com livreiros de diferentes países, que vão debater como mudança dos negócios tem sido acelerada e as suas expectativas para o futuro.