A swissQprint apresentou um protótipo de automação na drupa 2024, para aliviar os operadores das tarefas de descarga.

"Cada vez mais, os clientes procuram automatizar os seus processos de impressão, preservando a flexibilidade", explicou Carmen Eicher, diretora de vendas e marketing da swissQprint. A empresa respondeu a esses pedidos com a apresentação inicial de uma opção de descarga. O novo módulo de automação remove os suportes processados até 3,2×2 metros da mesa de impressão, para aliviar o fardo de lidar com grandes tiragens de forma eficiente. O carregamento continua a ser feito à mão.

A swissQprint reuniu o feedback inicial dos clientes como parte do processo de desenvolvimento. "A drupa é agora a oportunidade perfeita para mostrar o estudo conceptual e recolher feedback de base alargada que irá para o desenvolvimento final", disse Carmen Eicher. O produto acabado deverá estar disponível em 2025.

A opção de descarga complementou os desenvolvimentos mostrados pela swissQprint em demonstrações na drupa 2024. Em primeiro lugar estava a Kudu, a máquina de impressão plana topo de gama. Este foi o modelo utilizado para apresentar a opção de descarga.
Também no stand estavam máquinas como a Karibu 2 e a Nyala.