«Partirei para esta edição da drupa com naturais expectativas redobradas, não fosse o facto de terem passado oito anos desde a última edição, em 2016, o dobro do intervalo habitual entre edições anteriores.

Foto JL 2024A drupa sempre foi a feira das grandes novidades e, uma vez mais, acredito que isso irá acontecer, porque é aqui que os maiores players desta indústria jogam as suas cartadas mais fortes.

Não obstante, iremos, por certo, encontrar menos empresas expositoras e espaços mais reduzidos, fruto de um inevitável encolhimento que vamos verificando no mercado. Isto não implicará a existência de menos novidades, nem menos situações que suscitam o efeito WOW!!! Veremos até como a IA irá surpreender-nos a todos, nas mais diversas áreas e segmentos. O facto que, no meu entender, mais irá marcar esta edição, e que não deverá surpreender a maior parte dos profissionais desta indústria, será o oposto do verificado há algumas edições.

Desta vez olharemos para o Offset, cada vez mais, como solução para nichos de mercado, enquanto o Digital passará a ser encarado como o “standard” para quem procura soluções de impressão e, já, como melhor opção nas suas mais variadas aplicações. Quando o Digital apareceu, a questão colocava-se exatamente ao contrário. A confirmar isto, encontraremos as empresas tradicionais da área dos acabamentos a focar-se cada vez mais em soluções para o digital, deixando, por via da competitividade, para os fabricantes chineses, a maior fatia do bolo em máquinas de transformação e acabamentos de elevada produção e maior volumetria.

Por outro lado, julgo que os fabricantes chineses, à semelhança do que foi acontecendo com os japoneses, consolidarão, cada vez mais, a sua posição de fornecedores com alternativas sérias às soluções europeias e americanas, no que toca fundamentalmente a soluções de impressão e acabamentos em digital para pequenos e grandes volumes. Verificaremos que, aos poucos, os chineses irão “engolir” os tradicionais fabricantes europeus de algumas áreas da nossa indústria.

Uma vez mais, julgo que este certame não irá desiludir todos os clientes e amigos que por certo lá irei encontrar, porque esta é uma visita obrigatória para quem persiste em continuar nesta indústria. Tenho clientes de longa data que não se deslocam ao estrangeiro para outros eventos, mas à drupa e a Düsseldorf vão sempre. E isso diz tudo sobre esta feira.

Uma boa jornada de trabalho, e momentos de convívio bem passados para todos!»

 

A Anassisgraf estará nos seguintes stands:

DUPLO Hall 6 / A31 – A31-2
KONICA MINOLTA Hall 8b / A40-1 – A40-6
FUJIFILM Hall 8b / A02 – A02-6
MIMAKI Hall 9 / A04
XSYS Hall 8b / A30
ZECHINI Hall 14 / C02
MULTIGRAF Hall 6 / A22

 

in doPAPEL #379