A indústria gráfica registou vendas superiores a 837 mil milhões de euros no último ano fiscal.
Com 1642 expositores de 52 países, a drupa prevê receber 200 000 visitantes comerciais de mais de 180 países no evento de onze dias.
Quase 75% dos clientes são estrangeiros. Com estes números, a drupa destaca a sua posição como o ponto de encontro mais importante para a indústria gráfica global, diz Sabine Geldermann, Diretora da drupa: "A drupa reúne as gamas globais de tecnologias inovadoras, os últimos desenvolvimentos do mercado e informações num só lugar." A drupa ocupa todo o Centro de Exposições de Düsseldorf em mais de 140 000 m² de espaço líquido de exposição em 18 pavilhões.
"A nossa indústria está a crescer e tem também futuro", afirma Thomas Schiemann, Diretor Executivo da Associação de Tecnologia de Impressão e Papel da VDMA. Os analistas assumem que a indústria gráfica global alcançará um crescimento médio anual, ajustado à inflação, de mais de 2,1% nos próximos cinco anos, após ter registado um crescimento de 1,1% nos últimos cinco anos. Este desenvolvimento, afirma Schiemann, será impulsionado principalmente pelos segmentos de etiquetas e embalagens.
Este ano, as tendências e tópicos chave serão a digitalização, a sustentabilidade e a automação da produção. Aqui, a VDMA vê mais oportunidades de crescimento, afirma Schiemann: "A indústria tem boas perspetivas para o futuro - mas tem de estar preparada. Dificilmente outro tópico é tão importante para nós na drupa 2024 e em toda a indústria de engenharia como a sustentabilidade, não apenas do ponto de vista ecológico, mas também do ponto de vista económico. Estamos, portanto, encantados em criar uma plataforma transversal para o intercâmbio, discussão e transferência de conhecimento para o futuro da indústria gráfica e do papel com o nosso Touchpoint Sustainability."
Um total de 30 players globais e parceiros, incluindo empresas alemãs como a Heidelberger Druckmaschinen, Koenig & Bauer, Kurz, Tesa e Voith, apresentarão as mais recentes tecnologias de impressão e fabrico energeticamente eficientes no Touchpoint Sustainability.
Como outros setores da indústria, o setor gráfico debate-se com a falta de mão-de-obra qualificada. A indústria gráfica tem sido afetada pela falta de mão-de-obra qualificada há anos, o que é considerado um dos maiores desafios por mais de 50% das empresas. Acrescentam-se a isso os altos preços da energia e a burocracia.
A drupa 2024 estará aberta a visitantes comerciais de terça-feira, 28 de maio a sexta-feira, 7 de junho de 2024. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 10h00 às 18h00 e no sábado e domingo das 10h00 às 17h00.
Os bilhetes de 1 dia custam 60 euros, os bilhetes de 3 dias são 165 euros e os bilhetes de 5 dias são 255 euros.
Para informações sobre vouchers de estacionamento e bilhetes de transporte público locais, consulte também a Ticketshop: www.drupa.de/1130.