A drupa, que regressa a Düsseldorf entre 28 de maio e 7 de junho, volta a ser um espaço de debate para as mais importantes tendências da indústria, avaliadas por um painel interdisciplinar de especialistas.

Porque é que que a impressão é ainda mais importante numa era digital? Porque é que nem sempre os consumidores olham para a impressão como sustentável? Como se pode calcular a pegada de carbono? Estas são apenas algumas questões para as quais podemos encontrar resposta no painel de conferências previstas no espaço drupa cube, localizado no Pavilhão 6.

Em mais de 50 sessões e 5 apresentações principais, o futuro da impressão e a economia circular estão em foco, com exemplos de boas práticas. Os oradores convidados são reconhecidos da indústria gráfica, das agências de publicidade, de empresas de consultoria e pesquisa de mercado, academia e associações profissionais.

Quanto mais pensamento e esforço se investe na comunicação, mais convincente será a mensagem: esta é a tese de Rory Sutherland, um dos principais oradores. Como vice-presidente da Ogilvy, uma das agências de publicidade mais influentes, Sutherland deixou uma marca duradoura no setor. Ele irá provar porque é que impressão é mais importante do que nunca na Era Digital. Samir Husni (também conhecido como 'Mr. Magazine') também falará sobre credibilidade editorial e sobre a verdade e a validade do conteúdo das redes sociais, que leva a falta de confiança entre os consumidores.

drupa cube

Mark Maslin, cientista e professor de Ciências dos Sistemas Terrestres na University College London (UCL), é outro palestrante, que irá discutir os efeitos das alterações climáticas, as consequências para o futuro e a responsabilidade que as organizações comerciais têm. Abordará também o papel da indústria gráfica e a jornada da sustentabilidade.

Calvin Lakhan, por sua vez, é um investigador da Universidade de York, em Toronto, Canadá, especialista em ciência ambiental, com foco em gestão de resíduos, reciclagem e sustentabilidade.  Faz parte do projeto "Waste Wiki", com o objetivo de colmatar a lacuna entre a academia, a indústria e o governo em questões de gestão de resíduos para promover a economia circular.

Outro orador é James Loudon, sócio fundador da IoT One, que presta consultoria a empresas sobre ecossistemas de negócios globais.  Falará sobre os mercados asiáticos como fonte de crescimento e inovação, onde passou mais de 40% da sua vida.

 

Quatro temas principais a explorar

Os temas principais são "Os futuros da impressão e da embalagem", "Impulsionadores de negócio", "Tendências” e "Sustentabilidade e Economia Circular ".

Por exemplo, Admir Jonuz, da Tresu, falará sobre o futuro das soluções híbridas digitais e flexográficas diante das pressões de transformação, enquanto Steve Knight, CEO da Digital Direct EU, discutirá o impacto da tecnologia na impressão, desde o armazenamento de dados até às aplicações mistas de média. Com o crescimento do mercado de embalagens, haverá também uma apresentação sobre as exigências legislativas. Mark Nixon, EVP Global Sales and Marketing da SCODIX, fará uma apresentação sobre os desafios das marcas na batalha pela atenção, os requisitos para melhorias, mas também a narrativa de sustentabilidade, produtividade e eficiência.

Robert Norum, ABM & Growth Expert da B2B Marketing, dará uma visão sobre vendas e marketing e Frazer Chesterman, diretor da FuturePrint, explica como se geram novas ideias com a abordagem "Mundo VUCA - Volátil, Imprevisível, Complexo e Ambíguo". Danna Drion, Diretora-geral de Marketing EMEA da Mimaki Europe, falará sobre o seu percurso para a construção de um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo e sobre a importância disso para o futuro dos negócios. Drion também incentiva as mulheres, em particular, a aspirar a posições de liderança na indústria.

Dario Urbinati, CEO do Grupo Gallus, explica a importância da estratégia face aos desafios atuais, como a escassez de competências ou como aproveitar a digitalização.

Jonathan Tame, Diretor Executivo da Two Sides, partilhará os resultados de um estudo sobre a avaliação de produtos impressos em termos de sustentabilidade e opainel de discussão da VDMA (Federação Alemã de Engenharia), "Sustainability Enablers in Print" com Thomas Schiemann e outros especialistas, focará a sustentabilidade como uma das forças motrizes no mercado de impressão e embalagem.

O programa está incluído no preço do bilhete para os visitantes da feira. Todas as sessões acontecem em inglês.