Como uma das maiores empresas de Comércio Electrónico de "web-to-print" da Europa, a Unitedprint concluiu com sucesso a sua transformação em “smart business”. A Unitedprint resume a fórmula da sua estratégia a uma simples equação: Inteligência de dados + Coordenação de rede = Smart business. 

Claudia Wolf, Diretora de vendas da Unitedprint e detentora de duas reconhecidas marcas, print24 e Easyprint, entrou para a empresa em 2018. Claudia é responsável pelas equipas de vendas e serviço nacionais e internacionais juntamente com o apoio a todos os clientes Europeus. Hoje dá-nos a conhecer um pouco o processo de transformação da Unitedprint, originalmente com um sistema de produção próprio (in-house), numa empresa de comércio puramente eletrónico com a sua rede internacional de parceiros de produção.

 Claudia Wolf Unitedprint

Começamos por lhe dar os parabéns pela conclusão do processo de transformação de uma empresa de produção integrada online 24/7, com uma extensa produção própria (in-house), numa empresa totalmente de mercado eletrónico (e-commerce) com uma rede internacional de produção, umas semanas antes do aparecimento do surto pandémico de Covid 19! Quão aliviados ficaram na Unitedprint por saber que, pelo menos nesta área, o vosso negócio não seria atingido pelos efeitos desta pandemia?

Claro está que ninguém poderia prever ou contar com o facto de - no contexto da pandemia Covid 19 - sermos diretamente recompensados pela nossa coragem, consistência e visão em transformar a Unitedprint numa "smart business". Uma empresa terá sempre mais sucesso sempre que antecipe os desenvolvimentos fundamentais da sua área de atuação. A decisão de transformação em "smart business" foi tomada já em 2018. É e sempre foi a nossa meta alcançar investimentos de longo prazo estabelecendo e expandindo um crescimento lucrativo internacionalmente. Mas conseguir isso sem comprometer gastos e energia futuros consideráveis, o que nos tornaria apenas inflexíveis e incapazes de reagir com rapidez, eficácia e determinação em qualquer desenvolvimento.

De uma forma geral, isso quer dizer que produção própria combinada com "web-to-print" não é uma perspetiva futura de sucesso para a Unitedprint?

A maioria das empresas de impressão online, com produção própria, optam por se esforçarem em desenvolver ao máximo a sua tecnologia produtiva. Na nossa opinião, esta opção é uma via de sentido único, que leva direta e irreversívelmente a uma estrada sem saída. Aliás, o equipamento técnico de uma empresa não diz rigorosamente nada sobre o seu sucesso económico. Como de resto é possível observar dos concorrentes essencialmente financiados pelo mercado de capitais, que se encontrou sempre em elevado défice. "Web-to-print" não é um sucesso porque as empresas de impressão online operam com as mais recentes e maiores máquinas o maior número de vezes possível. Tecnologia de primeira e excelentes equipas de produção existem em qualquer parte do mundo. A divisão internacional do trabalho é um enorme passo em frente e um enorme condutor de crescimento. Vemos isto todos os dias na nossa experiência de cooperação com estes extremamente competentes especialistas nos seus respetivos campos. Todos eles disponibilizam continuamente os melhores resultados aos nossos clientes. Ninguém gostaria de ser tratado por apenas um médico, com apenas um medicamento independentemente do problema de saúde.

EasyprintPágina de internet Easyprint.com

Atualmente vocês parecem ser uma exceção no segmento "web-to-print" com essa filosofia?

Muito do que é incomum hoje será completamente normal a determinada altura. Essa é a natureza das mudanças estruturais. Na Unitedprint, nos vemo-nos como uma rede aberta. Que já não se alimenta mais da sua própria produção, mas que permite principalmente terceiros, como parceiros de produção, mas também como parceiros comerciais, ou abertos a soluções de outros fornecedores de base digital e tecnológica. A maioria dos principais fornecedores de "Web to Print" investiram uma quantia enorme na sua própria produção - e por isso mesmo, eles não podem simplesmente mover a alavanca, quando há uma nova tendência ou uma crise como a atual pandemia de Covid-19. E, por falar nisso, os nossos parceiros de produção obtêm uma fonte adicional de receita connosco. Por um lado, somos concorrentes, mas, por outro lado, também permitimos que a indústria gráfica participe diretamente do "Web to Print", produzindo pedidos "Web to Print". No mundo de hoje, ninguém pode ter sucesso acima da média, quando o único lugar onde operam é aquele onde se encontram localizados. "Se você quer avançar rápido, vá sozinho. Se você quiser ir longe (e ter um grande progresso), vá em conjunto com outros." Desde o início, a Unitedprint estabeleceu o "web-to-print" como uma prioridade e com isso conquistou muito como uma única empresa independente. Agora estamos usando as habilidades e o poder de nossa competência em comércio eletrónico moderando e orientando os nossos valores agregados externos. Como resultado, a Unitedprint é agora uma empresa puramente tecnológica, que opera em "smart business" com um padrão altamente profissional. Estamos todos extremamente orgulhosos disso! Você pode até chamá-lo de "web-to-print 5.0"

Como reagiram os vossos clientes ao processo de transformação?

Bem, qual é o nosso negócio? Os valores fundamentais são: a seleção do produto, a qualidade do produto, o preço, a velocidade de entrega e atendimento ao cliente. Todos esses valores com o melhor serviço. Já o local onde o seu pedido é produzido é irrelevante. Esses valores podem ser atendidos de uma forma mais competente e eficaz com uma rede de produção descentralizada e flexível de especialistas de primeira classe nos seus respetivos campos. Que se encontram muitas vezes em diferentes mercados e com uma proximidade ao cliente que, se fôssemos uma fábrica de impressão centralizada, não teríamos. As vantagens resultantes disso, como prazos de entrega mais curtos e mais baratos, são evidentes. Isso reflete-se no feedback positivo dos nossos clientes todos os dias.

Print24Futura página de internet print24.com

Qual é o benefício direto dos clientes no vosso sistema de "smart business"?

Com a print24 e a Easyprint, fornecemos as plataformas nas quais nossos clientes podem encontrar uma oferta de primeira classe para suas respetivas necessidades e nas quais os nossos parceiros comerciais e de produção podem importar e vender os seus produtos e serviços. Em vez de lidar com os requisitos diários específicos da produção, como no passado, agora direcionamos toda a nossa energia e foco para a máxima satisfação do cliente. Por exemplo, recentemente mudamos toda a nossa rede de logística para DHL e DHL Express. E relançamos completamente a Easyprint para empresas menores e clientes privados. Com a Easyprint, oferecemos uma plataforma de última geração com ótimos modelos de design para uma enorme variedade de produtos atraentes para personalização e adaptação simples e grátis sem necessidade de design próprio ou conhecimento de TI. Além disso, criamos modelos de vendas terceirizados novos e extremamente lucrativos com nosso sistema de afiliados e lojas parceiras. O facto de que nós, na Unitedprint, podemos agora concentrar-nos totalmente nas necessidades dos nossos clientes e nas infinitas possibilidades do mercado, desenvolveu um enorme dinamismo e, novamente, acelerou consideravelmente a mentalidade do foco no cliente.

Existem planos concretos para desenvolvimentos nos próximos meses?

Muitos! Em breve vamos relançar a print24, o que reconhecidamente já estava na hora. Estamos constantemente a atualizar a Easyprint com conteúdo novo e adicional e muitas ofertas de comunicação digital. Este é um capítulo completamente novo na história da Unitedprint e um tópico muito interessante! A nossa missão com a Easyprint é permitir que todos projetem tudo. Para publicá-lo a qualquer hora ou lugar, para qualquer produto, em qualquer idioma, em todos os países, em qualquer canal e dispositivo. A Easyprint é nada menos do que uma loja online completa para design e publicação. E, por último, mas não menos importante, expandiremos novamente de forma significativa a nossa presença internacional e também penetraremos em mercados globais em grande escala, além da Europa. "Smart Business" ou negócios inteligentes, se preferir, tornam isso possível!

Obrigado pelas suas respostas. É incrível perceber a dinâmica de desenvolvimento da Unitedprint neste contexto de crise da Covid 19!

“Nunca desperdice uma crise”. A Unitedprint sempre mostrou e continuará a mostrar a especificidade do seu ADN na especificidade das crises. Esta é uma jornada atribulada para todos nós na Unitedprint, mas encarada de forma positiva!