A Navigator Paper UK Limited, empresa do grupo The Navigator Company, lançou uma oferta pública de aquisição, em dinheiro, para adquirir a totalidade do capital social emitido e a emitir da Accrol Group Holdings plc, fabricante de tissue sediado no Reino Unido.

Fundada em 1993, a Accrol opera atualmente cinco instalações industriais em Blackburn, Leyland, Leicester, Flint e Bridgwater, produzindo papel higiénico, rolos de cozinha, lenços faciais e lenços húmidos para as principais cadeias de retalho no Reino Unido.

O Conselho de Administração da Accrol recomenda a oferta, sujeita às condições e termos específicos estabelecidos no anúncio correspondente, emitido de acordo com a Regra 2.7 do Código de Fusões e Aquisições do Reino Unido, bem como aos termos e condições que serão detalhados pela Accrol em documento a ser divulgado oportunamente, no âmbito do processo de oferta.

Accrol tissue

No ano fiscal que terminou a 30 de abril de 2023, a Accrol registou receitas de £242 milhões, um EBITDA Ajustado de £15,6 milhões e apresentou uma Dívida Líquida (pré-IFRS 16) de £26,8 milhões. No semestre que terminou a 31 de outubro de 2023, a empresa do Reino Unido registou vendas de £100,3 milhões e um EBITDA Ajustado de £10,2 milhões para o período. A administração da Accrol estabeleceu, para o presente exercício, a previsão de receitas anuais de £205 milhões e um EBITDA ajustado de pelo menos £21,0 milhões.

A proposta de aquisição da Accrol fortalecerá o posicionamento da Navigator no mercado de tissue da Europa Ocidental. A Navigator prevê que o grupo combinado gerará mais de £500 milhões em vendas neste segmento, com o mercado do Reino Unido a contribuir com cerca de 50% do volume total de negócios de tissue da Navigator.

A operação marca mais uma etapa na estratégia de diversificação e crescimento da Navigator no mercado de tissue, iniciada em 2015. Segue-se à aquisição, em março de 2023, dos ativos e negócios da Goma Camps Consumer Tissue na Espanha, que aumentou a capacidade total de produção da Navigator para 165 mil toneladas de bobines e 180 mil toneladas de capacidade de conversão de tissue por ano, gerando cerca de €293 milhões em receitas anuais.

Em comunicado, o grupo português refere que a Accrol é um negócio de tissue bem gerido e uma das principais empresas no segmento de mercado de marcas próprias do Reino Unido, mantendo boas relações comerciais com clientes importantes de tissue.