A Heimtextil 2024 terminou com 46 000 visitantes de cerca de 130 países e 2 838 expositores de 60 países, o que representa um crescimento de 25%.

Apesar das difíceis condições de viagem devido a greves ferroviárias em toda a Alemanha, os visitantes não faltaram à oportunidade de assistir a palestras, tours e workshops. Em destaque estiveram temas como a produção sustentável e a inteligência artificial.

heimtextil textiledesign ps116© heimtextil

«A Heimtextil termina com uma participação esmagadora. O aumento de espaço, expositores e visitantes em 2024 deixa claro o seguinte: a principal feira de têxteis para casa e têxteis contratuais continua no caminho do crescimento - e estabelece novos padrões para uma indústria têxtil sustentável e impulsionada pela IA», diz Detlef Braun, membro do Conselho Executivo da Messe Frankfurt.

A Heimtextil conseguiu um aumento de 95% de expositores internacionais. Os dez principais países expositores foram China, Índia, Turquia, Paquistão, Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Grã-Bretanha e Holanda. Houve um aumento no número de expositores da Bélgica, Bulgária, China, Índia, Japão, Polônia, Suécia, República Tcheca, EUA e Egito. Do lado dos visitantes, mais vieram da China, Alemanha, Índia, Japão, Croácia, Macedónia, Paquistão, Eslováquia e Chipre. O número de visitantes comerciais alemães aumentou cerca de 10%.

aih tf 19© heimtextil

Carpetes & Tapetes

O lançamento do novo segmento de Carpetes & Tapetes foi um sucesso, diz a organização. Pela primeira vez, a indústria apresentou-se junta numa feira, incluindo vários operadores internacionais que expuseram em Frankfurt pela primeira vez. «Para a nossa estreia aqui em Frankfurt, apresentámos deliberadamente toda a nossa coleção, o que acabou por ser a estratégia certa. O stand foi bem frequentado e fizemos muitos novos contactos globais - da Europa ao estrangeiro, da Ásia à Escandinávia», afirma Katrien Vandenbroucke, CEO da Ragolle Rugs, uma das marcas líderes da Bélgica.

«Voltamos porque vimos potencial no novo conceito. E devo dizer que ficámos agradavelmente surpreendidos», resume Raghav Gupta, Diretor de Comércio Eletrónico da empresa indiana The Rug Republic, que produz tapetes artesanais de alta qualidade. Expositores como o Egyptian Oriental Weavers Group estão a pensar no futuro: «Estamos completamente convencidos com o novo conceito. O salão ficou lindo desde o início e é uma plataforma perfeita para a nossa indústria. Agora é hora de levá-lo adiante juntos. De qualquer forma, já sabemos que estaremos na Carpets & Rugs em 2025 - e com um stand significativamente maior», diz Ahmed El Gamal, Gerente de Vendas de Exportação da Mac Carpet, subsidiária da OGG.

Da IA no design de produtos têxteis a soluções sustentáveis escaláveis

Nunca as transformações como a inteligência artificial e a sustentabilidade estiveram foram tão relevantes para a Heimtextil. A feira forneceu informações sobre a aplicação da inteligência artificial e o uso da triagem controlada por IA para refinar resíduos têxteis reciclados em novos fios. No espaço Trends, as ideias de design têxtil dos visitantes também ganharam vida como ferramentas como a ChatGPT-4 e a Midjourney.

As Heimtextil Trends with New Sensitivity mostraram a transformação contínua da indústria têxtil e apresentaram soluções escaláveis. Exemplo disso é a empresa Ever Dye, cujos pigmentos de cor permitem o tingimento à temperatura ambiente. A variante 3D, por outro lado, oferece software de tricot orientado por IA, que pode ser usado para produzir até mesmo formas complexas, como abajures, sem criar padrões. O programa Econogy ofereceu outros formatos de conteúdo, com Finder, Talks, Tours e o Econogy Hub demonstrando a versatilidade das abordagens circulares, a relevância dos certificados e possíveis aplicações para materiais têxteis.

heimtextil textiledesign ps118© heimtextil

«Conhecemos muitos clientes e estamos satisfeitos com a Heimtextil 2024. Quase todos os nossos parceiros de negócios estão aqui. A sustentabilidade é um tema que está a mudar visivelmente. As pessoas costumavam falar sobre reciclagem, mas hoje tem uma abordagem holística, das energias renováveis até aos processos e matérias-primas», disse Mevlut Baydar, diretor comercial da Vanelli Tekstil San.

O programa Interior.Architecture.Hospitality da Heimtextil foi mais extenso e internacional do que nunca e reuniu arquitetos e especialistas com fornecedores. «A Heimtextil 2024 foi um início de ano de negócios bem-sucedido para nós. A marca Trevira CS conseguiu apresentar-se a um público internacional juntamente com 17 clientes de topo num grande stand conjunto. Os tópicos de sustentabilidade, como fibras, fios e tecidos obtidos em vários processos de reciclagem, incluindo reciclagem química, despertaram grande interesse dos visitantes», explicou Anke Vollenbröker, Diretora de Marketing e Desenvolvimento de Negócios Trevira CS da Indorama Ventures Fibres Germany.

Na Biblioteca, os visitantes inspiraram-se em têxteis funcionais selecionados. Os destaques incluíram um papel de parede retardante de chamas, tecido para estofos repelente de sujidade e couro resistente à luz. A gama contratual foi complementada pela área de Fibras e Fios para tecidos decorativos e estofados.

Para 2025, a Heimtextil anunciou uma parceria com um dos mais importantes e influentes estúdios de design internacionais: o Studio Urquiola. Está a ser planeada uma instalação pioneira que permitirá uma experiência de design imersiva. Com esta colaboração, o estúdio de design com sede em Milão e a principal feira de têxteis-lar e de contrato mostram o compromisso com a inovação, sustentabilidade e design em toda a indústria têxtil.