A Electronics For Imaging concluiu a avaliação do ciclo de vida (ACV) da produção com a tecnologia de impressão digital Nozomi, em parceria com a empresa de consultoria em sustentabilidade Clean Agency.

Através da iniciativa, a Clean Agency também desenvolveu uma ferramenta ACV que os clientes EFI™ e respetivos clientes finais – como marcas, retalhistas e 3PLs – podem usar para analisar as emissões de CO2 equivalente (CO2e) como parte de sua responsabilidade geral estendida do produtor (EPR).

EFI Nozomi

De acordo com a ACV, a impressão de materiais numa impressora digital EFI Nozomi reduz o potencial de aquecimento global (GWP) em aproximadamente 50% quando comparado às tecnologias analógicas de impressão. “Sem chapas de impressão, menos energia, menos desperdício e fabricação just-in-time (JIT), tudo isso contribui para a redução de CO2e na impressão de cartão ondulado na impressora digital Nozomi da EFI”, afirma Seri McClendon, CEO da Clean Agency. “As embalagens são um dos principais contribuintes para as emissões de Escopo 3, por isso não apenas fizemos parceria com a EFI para realizar a ACV, mas também para construir uma calculadora que permite quantificar quilogramas relacionados de CO2e para volumes e aplicações específicas de impressão de embalagens.” As emissões de âmbito 3 referem-se às emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor de uma organização, incluindo atividades a montante e a jusante, e representam uma parte significativa da pegada de carbono de uma empresa.

Para potenciais clientes, marcas e retalhistas, a ferramenta ACV pode calcular o CO2e de um determinado trabalho de impressão na tecnologia Nozomi, bem como projetar e comparar o que o mesmo trabalho geraria em outras tecnologias de impressão, incluindo flexografia, litografia offset e impressão digital.