A Roland DG anunciou o lançamento da série VersaOBJECT CO-i, máquinas de impressão de jato de tinta planas, para objetos tridimensionais.

Aproveitando a capacidade de imprimir ilustrações complexas em vários substratos, incluindo plástico, couro, madeira e metais, a série CO-i acomoda objetos até 242 mm de altura e 100 kg/m2 de peso. Sejam bolas de basquetebol de tamanho oficial ou bagagem de mão, a série CO-i promete dar resposta.

Além disso, o design da mesa facilita a instalação de dispositivos inclinados, garantindo uma impressão precisa em superfícies ligeiramente curvas ou irregulares. O design ergonómico permite o carregamento e a descarga do material mais fáceis.

"Com base nas suas necessidades de material e aplicação, os clientes podem escolher a melhor solução entre cinco modelos diferentes, incluindo três modelos com 64" de largura disponíveis com três tamanhos de mesa diferentes com mesas de vácuo e dois modelos de 30" de largura, um com uma mesa de vácuo", disse Tony Miller, Presidente da Divisão Global de Vendas e Marketing.

As lâmpadas LED curam a tinta de forma quase instantânea, ao mesmo tempo que garantem saturação de cor, além de reproduzirem detalhes como textos pequeños, padrões e gradações elaborados e texturados.

A série CO-i suporta CMYKOrRe e tintas transparentes, brancas e primárias. A utilização de tinta transparente produz efeitos como texturas brilhantes ou mate e relevo simulado. A tinta branca de alta opacidade é frequentemente utilizada como revestimento de base ao imprimir em película transparente ou objetos escuros, enquanto as tintas laranja e vermelha permitem uma reprodução precisa das cores da marca.

Mesa impressa

O primário permite a impressão em materiais que eram anteriormente difíceis de imprimir, como vidro e metal, tornando-o ideal para a personalização de uma grande variedade de produtos de consumo, bem como para a personalização de produtos e peças industriais, decoração de interiores, ilustrações de sinalética, expositores POP, embalagens e outras produções de mistura elevada e baixo volume.

"A diversificação e individualização das necessidades dos consumidores levou a uma crescente procura de respostas atempadas e flexíveis que estejam atentas às necessidades de cada cliente individual", disse Miller.

"O interesse na impressão a pedido, que permite a produção rápida do que é necessário, quando é necessário e na quantidade necessária, está a crescer ano após ano. As soluções de impressão direta da VersaOBJECT representam inúmeros benefícios e vantagens competitivas para as empresas dos clientes, incluindo prazos de entrega mais curtos, custos reduzidos, flexibilidade e impacto ambiental reduzido, ao mesmo tempo que permitem a criação de novas oportunidades de negócio. Continuaremos a expandir as possibilidades de decoração mediante pedido com a VersaOBJECT para melhorar a criatividade das pessoas e fazer crescer os seus negócios."

Roland VersaOBJECT

O painel de controlo integrado e as funcionalidades avançadas, como o removedor de eletricidade estática e a limpeza automática da cabeça de impressão, garantem a qualidade de impressão estável.

As impressoras da série CO-i incluem o software VersaWorks 6, que processa ficheiros PDF, EPS, PS e gera automaticamente camadas de branco, verniz e primário. A série CO-i também é compatível com serviços baseados na nuvem, incluindo o Roland DG Connect. Também inclui o PrintAutoMate para empresas como o comércio eletrónico que lidam com uma grande variedade de dados, materiais e produtos e requerem uma produção contínua em grandes lotes.