A The Navigator Company anunciou que irá aumentar o preço de todos os papéis Uncoated Woodfree (UWF) em 5-7% na Europa, a partir de 1 de dezembro.

«O ajustamento é necessário devido ao aumento estrutural dos valores de aquisição da maioria dos fatores de produção essenciais para o fabrico de papel, o que torna os atuais níveis de preços insustentáveis. Adicionalmente, e mais recentemente, a pasta de papel e a energia registaram aumentos significativos. A recuperação da procura, visível nos mercados globais, também contribui para este ajustamento de preços.

A Navigator continuará a trabalhar no sentido de reforçar as parcerias com os seus Clientes, fortalecendo a proposta de valor, valorizando o apoio prestado pela sua vasta e fiel base de clientes», refere a empresa em comunicado.

Recentemente, a companhia revelou os resultados dos primeiros nove meses do ano. Na altura, revelou um contexto global de forte queda de procura aparente de papéis de uso gráfico (-11%), sendo que o papel UWF continua a ser o mais resiliente, dada a versatilidade de usos, tendo registado um decréscimo de 6%, o que compara com os papéis revestidos / couché (CWF) que caíram 18%.

O índice de referência para o papel de escritório na Europa no final de setembro situava-se em 1.127 €/t (vs 1.204 €/t no final de junho). Apesar da tendência de queda ao longo dos primeiros 9 meses de 2023, o índice de preços de referência para o papel tem sido resiliente, com o preço médio nos primeiros 9 meses de 2023 ainda 6% superior ao do período homólogo. A queda do índice desde o início do ano foi de 16%, enquanto a queda do índice de pasta foi de mais de 40%.  

As marcas de fábrica representaram cerca de 80% das vendas desde o início do ano (vs média de 65% registada no período 2012-2021). A quota de produtos premium, mantém-se em 58% (vs média histórica de 53% registada no período 2012-2021).

A utilização da capacidade produtiva da indústria (produção/capacidade) registou um forte ajustamento em 2023, tendo a Navigator moderado os ritmos de produção. A taxa de utilização média dos primeiros nove meses foi de 75%, que compara com 66% de média da indústria.