A Fujifilm Europe abriu as portas do Centro de Experiência de Impressão, em Ratingen, na Alemanha, para revelar algumas atualizações tecnológicas.

A Revoria GC12500 foi a que captou maior atenção no Peak Performance Print 2024, que juntou clientes e a imprensa internacional.

Mark Stephenson, Product Manager, Fujifilm Digital Printing and Press Systems, sublinhou: “Ainda não estamos a fazer o lançamento da máquina. Está é apenas uma antevisão tecnológica, para darmos a conhecer a tecnologia em que estamos a trabalhar”. 

A Revoria Press GC12500 é a primeira impressora digital B2 alimentada por folhas a usar a tecnologia de toner seco. Uma tecnologia em que é a temperatura da fusão e a pressão no papel a fazer a diferença no resultado de impressão, e é aqui que a Fujifilm diz ter a vantagem.

D65A8F63 3ED5 4DE0 A2D5 D1DD392E6A3F

No interior da máquina há uma espécie de portão para o papel que, depois de alimentado, passará por uma primeira correção de registo. Passa ainda por um pré-tratamento com infravermelhos, essencial para que não seja necessário aplicar demasiada pressão ou aumentar a temperatura do fusor, o que poderia causar deformidades no substrato de impressão.

“Temos o melhor da tecnologia a jato de tinta e o melhor da tecnologia de toner.  A drupa está a pouco mais de 100 dias de distância e teremos muitas mais novidades até lá, por isso guardem espaço na vossa agenda para nos visitar”, disse Taku Ueno, Senior Vice-President da divisão de Sistemas Gráficos.

F44F90F1 B0CF 4B0B 92CA CCA2982ADFEETaku Ueno

A Revoria Press GC12500 consegue imprimir em frente e verso, com uma tolerância máxima de meio milímetro no registo, em papel com até 750 x 662 mm, o maior tamanho de folha B2 para uma impressora digital. Isto significa que consegue imprimir seis páginas A4 por plano, e também consegue trabalhar com uma variedade de gramagens de papel, de 64 a 450 g/m, em papel ou outros sintéticos.

Outra novidade é a simplificação do design, com a consolidação do alimentador, do empilhador e do painel de controlo no mesmo lado da máquina, evitando a perda de tempo do operador a cada pequeno ajuste.