Reunindo 150 títulos de 263 autores, o livro “A Açorianidade no Tempo” é o maior livro editado em Língua Portuguesa, até à data, e foi apresentado a 28 de novembro, em Ponta Delgada, no salão nobre do Teatro Micaelense.

O projeto foi liderado pela Nova Gráfica e materializa-se em  29 694 páginas, em formato 23 cm x 32 cm, numa lombada com 2,61 m e o peso de 170 kg. Foram produzidos dois exemplares.

Acorianidade no TempoA família Resendes: Bruna, Ernesto e Milton. (© Paulo R. Cabral)

Imagens de Vitorino Nemésio, Natália Correia, Antero de Quental e Gaspar Frutuoso, entre muitos outros, foram os escolhidos para a capa e a lombada do livro. No interior há temáticas diferentes como história, saberes populares, a arte, a flora, a fauna, a paisagem, a arquitetura civil, militar e religiosa, a literatura, as atividades económicas, a emigração, a cultura popular e a religiosidade, a vulcanologia, a gastronomia, a baleação e a cabotagem, as artes plásticas, os transportes e a música, entre muitas outras, todas relacionadas com a Região Autónoma dos Açores. 

NovaGrafica livro acorianeidade4Ernesto Resendes, José Manuel Bolieiro, Mário Fortuna e Maria José Lemos. (© Paulo R. Cabral)“Se é verdade que este não é um livro fácil de manusear e de consultar, também é verdade que Ernesto Resendes, mentor da Nova Gráfica / Publiçor, não descurou este facto, não querendo inibir os leitores da sua consulta. Desta forma, “o engenho de quem o concebeu permite que a dimensão da lombada não seja impeditiva de aceder a todo o conteúdo”, conforme se pode ler na sinopse do livro, elaborada por José Alfredo Ferreira Almeida e Aníbal C. Pires”, refere a editora Letras Lavadas, do Grupo Nova Gráfica, em comunicado.

O livro ficará no Fundo José Ernesto Resendes, no Centro de Estudos Natália Correia, em Ponta Delgada, mas também irá percorrer as ilhas dos Açores, numa exposição itinerante.   

NovaGrafica livro acorianeidade3Momento musical (© Paulo R. Cabral)

O livro foi apresentado por Mário Fortuna, Presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e membro da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, havendo ainda a intervenção de Maria José Lemos, Presidente do Conselho Administração do Teatro Micaelense. A cerimónia de lançamento foi encerrada por José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores. Houve ainda uma atuação de Ana Paula Andrade, no piano, e de Rafael Carvalho, na viola da Terra.

“No fundo, a realização deste livro pretendeu mostrar aquilo que os Açores têm para oferecer ao mundo, provando, uma vez mais, tudo o que os açorianos são capazes de fazer e de dinamizar”, refere a editora em comunicado.

 

Com Letras Lavadas