A Xerox Holdings Corporation anunciou um novo modelo operacional e estrutura organizacional para promover a reinvenção da empresa.

Com a implementação do novo modelo operacional, a empresa tomará medidas para reduzir a força de trabalho, a nível global, em 15%.

«A evolução da reinvenção da Xerox alinha nossos recursos em três áreas-chave – melhoria e estabilização de nosso negócio principal de impressão, aumento da produtividade e eficiência por meio da formação de uma nova organização de Serviços Empresariais Globais e execução disciplinada na diversificação de receitas», disse Steven Bandrowczak, CEO da Xerox. «A mudança para um modelo operacional de unidade de negócios é uma continuação de nossas prioridades de execução equilibradas e focadas no cliente e foi projetada para acelerar a eficiência operacional de produtos e serviços, entrada no mercado e funções corporativas em todas as geografias que atendemos.»

A companhia delineou três prioridades. No negócio de impressão, a Xerox quer simplificar os produtos principais para se alinhar com as necessidades de um mercado híbrido e para, com parceiros, procurar ganhos estratégicos de participação de mercado para aumentar o alcance e o lucro.

Nos Serviços Empresariais Globais, a Xerox pretende simplificar, impulsionar a eficiência e a escalabilidade de processos internos coordenados centralmente, aproveitando recursos e plataformas partilhados. Quer a alavancagem operacional e capacidade de investimento da Garner para os segmentos de crescimento através de custos de transação mais baixos, além de melhorar a qualidade de todas as unidades de negócio e funções, para a melhoria das experiências dos clientes e colaboradores.

No que concerne a TI e Serviços Digitais, o objetivo é criar um foco organizacional nos recursos emergentes de Serviços Digitais e de TI para acelerar a diversificação e dirigir-se a mercados com perfis de maior crescimento e rentabilidade.

Em termos de estrutura da organização, John Bruno irá liderar o alinhamento empresarial dos negócios de Impressão, Serviços Digitais e Serviços de TI. Louie Pastor regressa à Xerox como Diretor de Transformação e Diretor Administrativo, encarregado de supervisionar o Escritório de Reinvenção da Xerox e a recém-criada organização Global Business Services. Flor Colón, foi nomeada Diretora Jurídica e Secretária Corporativa.

Além disso, Joanne Collins Smee, vice-presidente executiva e presidente para as Américas, e Tracey Koziol, vice-presidente executiva de soluções de oferta global e diretora de produtos, deixaram a empresa a 31 de dezembro de 2023.