A The Navigator Company celebrou um contrato de financiamento de longo prazo com o Banco Europeu de Investimento (BEI), no montante de 115 milhões de euros, cujos reembolsos terão um prazo até 12 anos.

O empréstimo destina-se a apoiar o projeto de construção e operação de uma caldeira de recuperação de alta eficiência no Complexo Industrial de Setúbal, um passo fundamental no roteiro de descarbonização da Companhia.

A nova caldeira, que envolverá um investimento global de cerca de 136 milhões de euros, permitirá à Empresa reduzir as emissões diretas de dióxido de carbono fóssil, no complexo industrial de Setúbal, em cerca de 136 mil toneladas por ano, o equivalente a 24,6% das emissões do Grupo registadas em 2022.

O empréstimo verde faz parte do Plano REPowerEU que visa impulsionar o financiamento da energia verde e apoiar a autonomia e a competitividade da União Europeia. A cerimónia de assinatura do contrato decorreu hoje, em Lisboa, e contou com a presença de Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI, e do CFO da Navigator, Fernando Araújo

.

A indústria europeia está em transição para uma economia circular e neutra para o clima. Este projeto é um exemplo brilhante disso, pois melhora a eficiência energética da fábrica, contribuindo para o Pacto Ecológico da UE e alinhando-se com os objetivos do BEI”, referiu Mourinho Félix. “O Banco do Clima da UE está a liderar o caminho para o crescimento económico, enquanto põe fim à dependência das importações de combustíveis fósseis, através do aumento da eficiência energética e da intensificação da produção a partir de energias renováveis”, acrescentou o mesmo responsável.

O REPowerEU destina-se a pôr termo à dependência das importações de combustíveis fósseis, através do aumento da eficiência energética e da intensificação da produção a partir de energias renováveis. A contribuição total do BEI de €45 mil milhões para o REPowerEU deverá mobilizar mais de €150 mil milhões de investimento até 2027 no apoio às tecnologias verdes e à independência energética da Europa.

Navigator é a maior geradora de valor acrescentado e a 2ª em volume de negócios entre 2.000 empresas de Setúbal

A The Navigator Company ocupa a primeira posição entre as 2.000 empresas com atividade em Setúbal que mais criaram valor para o distrito, reforçando a sua posição como a terceira maior exportadora em Portugal e a maior geradora de Valor Acrescentado Nacional.

A Companhia ocupa a segunda posição em volume de negócios naquela região, encurtando a distância para o primeiro lugar do “Ranking das 2000 Maiores Empresas do Distrito de Setúbal referente a 2022”.

Elaborada pela consultora Iberinform Portugal, esta classificação coloca a Companhia, pela primeira vez, a apenas 2,8% do volume de faturação (não consolidado) da primeira posição deste ranking, pertencente à Autoeuropa.