Em resposta aos resultados publicados no âmbito do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de 2022 pela OCDE, a Intergraf divulgou um comunicado.

A federação de associações da indústria gráfica apela a uma abordagem equilibrada da educação, enfatizando a importância de reter materiais impressos no processo de aprendizagem.

Os resultados do PISA 2022 mostram uma queda significativa no desempenho dos alunos em leitura, com uma diminuição de 10 pontos nos países da OCDE. É uma situação sem precedentes na história do PISA, uma vez que a pontuação média da OCDE nunca se alterou mais de cinco pontos na leitura entre avaliações consecutivas. Embora a pandemia de COVID-19 pareça ser um fator que contribui para este declínio, a análise de tendências revela diminuições pré-pandémicas no desempenho de leitura, indicando assim um problema a longo prazo.

De acordo com o PISA 2022, Singapura, Irlanda, Japão, Coreia, Taipé Chinês e Estónia obtêm melhores resultados em leitura, enquanto vários países europeus -  incluindo Eslovénia, Países Baixos, Eslováquia, Malta, Sérvia, Islândia, Grécia, Roménia e Chipre-, têm um desempenho estatisticamente significativo abaixo da média da OCDE.

A maioria dos países europeus oscila em torno da média da OCDE, com o Reino Unido, Finlândia, Dinamarca, Polónia, República Checa, Suécia, Suíça e Itália a terem um desempenho acima da média. No entanto, ocorreram quedas no desempenho na Noruega, Holanda, Polónia, Finlândia, Eslovénia, Alemanha, Espanha, Suécia, Grécia, França e Islândia. Em média, 26% dos estudantes dos países da OCDE são classificados como tendo fraco desempenho em leitura.

«É crucial encontrar um equilíbrio entre materiais impressos e digitais, considerando os pontos fortes e fracos de cada um.  Como a impressão oferece vantagens distintas em termos de concentração, compreensão, retenção e desenvolvimento de habilidades de leitura profunda, é essencial reconhecer os livros impressos como um componente integral e duradouro da educação nas escolas», refere a Intergraf em comunicado.

LivrosVTablets ProstockStudio

Os dados anteriores mostram que 68% dos estudantes nos países da OCDE apresentam habilidades de navegação digital limitadas ou inexistentes (PISA 2018), enquanto a avaliação recém-divulgada aponta que o uso moderado de dispositivos digitais está associado a um desempenho académico mais alto, enquanto o uso excessivo ou indevido se correlaciona com pontuações académicas mais baixas. Além disso, 45% dos alunos experimentam ansiedade quando não tinham acesso aos seus dispositivos digitais, impactando a satisfação com a vida e a resistência ao stress. Passar mais de sete horas por dia em dispositivos digitais para atividades de aprendizagem está associado a pontuações mais baixas em matemática.

Durante a mais recente reunião de diálogo social da indústria gráfica, organizada pela Comissão Europeia em Bruxelas, a professora Anne Mangen, do Centro de Leitura da Universidade de Stavanger, destacou uma correlação sólida entre a leitura de textos longos e lineares impressos e melhores competências de leitura.  Além disso, discutiu os efeitos adversos dos ecrãs na compreensão de leitura, particularmente quando se trata de textos informativos. Os resultados são apoiados pelos resultados de 54 experiências que envolveram mais de 170 000 participantes, mostrando uma vantagem significativa para a leitura em papel, particularmente com textos informativos.

As pesquisas sugerem que os ambientes digitais são menos propícios à promoção da compreensão profunda, enquanto a leitura em papel oferece uma vantagem mais substancial em situações que exigem maior esforço mental, como ler sob pressão de tempo ou lidar com textos complexos.

Além disso, a leitura em ecrãs tende a solicitar um processamento rápido e superficial, enquanto a leitura impressa suporta melhor a leitura aprofundada, especialmente para textos mais longos e complexos. Assim, a pesquisa aponta para correlações negativas entre a leitura digital extensiva e as habilidades gerais de leitura.  A Intergraf apela, por isso, à consideração acerca do impacto dos dispositivos digitais na compreensão e no desenvolvimento de competências.

A federação anuncia ainda a recente iniciativa da Suécia que voltou aos manuais impressos. Apesar de os alunos suecos ainda superarem a média europeia em leitura, o declínio observado entre 2016 e 2021 levou a uma reavaliação dos métodos educativos. A Suécia destinou cerca de 650 milhões de coroas suecas (mais de 55 milhões de euros) para livros escolares impressos em 2023 e 500 milhões de coroas suecas (42,5 milhões de euros) em 2024, com o objetivo de fornecer um livro por aluno e por disciplina nas escolas primárias.