A Align Technology acaba de anunciar que concluiu a aquisição da Cubicure GmbH, uma empresa pioneira em soluções de impressão 3D direta para fabricação de aditivos de polímeros.

A aquisição da Cubicure tem como principal objetivo apoiar e expandir o roteiro de inovação estratégica da Align e reforçar a Align Digital Platform™. A Cubicure irá ainda ampliar e melhorar as capacidades de impressão, materiais e fabrico da Align para o seu portfólio de produtos impressos em 3D, que agora inclui o sistema Invisalign® Palatal Expander, o primeiro dispositivo ortodôntico impresso diretamente em 3D.

Cubicure

A tecnologia patenteada de Litografia a Quente da Cubicure utiliza um mecanismo especial de aquecimento e revestimento que permite o processamento de resinas altamente viscosas para produzir polímeros particularmente duros e resistentes à temperatura. O processo de impressão 3D facilita o fabrico aditivo de componentes resistentes com um desempenho único em termos de qualidade de material.

Joe Hogan, presidente e CEO da Align Technology, afirma que "a aquisição da Cubicure traz uma equipa talentosa e uma tecnologia de ponta única para a Align e permite-nos aumentar as nossas operações de impressão 3D para chegar a imprimir diretamente milhões de dispositivos personalizados por dia. A impressão 3D direta permite à Align criar soluções impressas em 3D sem o passo adicional de criar primeiro um molde, tornando a impressão 3D mais sustentável e eficiente. Estou entusiasmado por dar este passo importante na nossa relação com a Cubicure, que começou há vários anos como um programa de desenvolvimento conjunto".

"A Align investiu milhares de milhões de dólares em inovação nos últimos 27 anos, incluindo tecnologias de impressão 3D da próxima geração para processar polímeros de alto desempenho", reforça Srini Kaza, vice-presidente sénior de I&D da Align. "Trabalhamos com a Cubicure há anos e estou entusiasmado por agora serem oficialmente colaboradores da Align e membros da nossa organização de I&D. Estamos no início desta próxima vaga de fabrico aditivo de impressão direta em 3D e acredito que estamos preparados para transformar novamente a indústria ortodôntica, desta vez com dispositivos de impressão direta".

A aquisição foi concluída por cerca de 79 milhões de euros, sujeita a ajustes finais de encerramento e relativos à atual participação da Align no capital social da Cubicure.