O Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto vai receber a exposição  “Impressões do Quotidiano – Artefactos e processos da Indústria Gráfica”.

A exposição vai estar disponível até dia 18 de novembro e pode ser visitada de terça-feira a sábado das 14:00 às 18:00, encerrando ao domingos e segunda-feira.

expo apigraf 2

Organizada pela Apigraf - Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel a exposição  insere-se nas comemorações dos 170 anos do movimento associativo dos industriais gráficos. Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, vai participar na efeméride, sendo que a exposição conta também com o Alto Patrocínio da Presidência da Républica.

«Com 170 anos o movimento associativo da indústria gráfica em Portugal é um dos mais antigos do mundo e por isso tínhamos de celebrar esta data de forma especial. Com esta exposição será possível conhecer a história do sector, a inovação que sempre fez parte do ADN das nossas empresas e também perceber porque é que a nossa indústria costuma ser apelidada de “A indústria das indústrias” uma vez que está presente em todos os sectores e desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento de inúmeras atividades do nosso dia a dia. Graças à enorme qualidade do trabalho efetuado por todos os nossos associados teremos no futuro um sector cada vez mais forte e resiliente», diz José Manuel Lopes de Castro, Presidente da Apigraf.

Na exposição faz-se uma viagem pela história, tecnologia e arte através dos produtos que encontramos no quotidiano, seja através de um cartaz, de um rótulo ou de um livro, entre muitos outros objetos.