A Adobe lançou uma versão do software de edição de imagem e gestão de catálogo fotográfico dedicada aos novos computadores da Apple, com chip M1.

As atualizações do Lightroom também suportam o novo formato ProRaw da Apple para os entusiastas de fotografias que querem mais controlo de edição sobre as fotos tiradas com o iPhone 12 Pro.

O Lightroom, uma versão simplificada do Lightroom Classic, foi reconstruída para tirar partido do poder dos processadores M1 da Apple. A Apple promete que as novas versões de software "nativas" são mais rápidas e drenam as baterias mais lentamente.

Lightroom for M1

Ao contrário do Lightroom Classic, o Lightroom armazena ficheiros fotográficos na nuvem para permitir uma melhor sincronização com dispositivos móveis. O Lightroom Classic, bem como o Photoshop da Adobe, vão agora funcionar nos computadores da Apple com chip M1 através do Apple Rosetta, adiantou a Adobe. As versões nativas do Lightroom Classic e do Photoshop para M1 são esperadas em 2021.

Josh Haftel, diretor de gestão de projetos da Adobe, disse que o Lightroom tem um bom desempenho em M1, tanto nativamente como através do software de tradução Rosetta, que permite que o software originalmente escrito para Macs baseado na Intel seja executado em M1. "Correr Lightroom no ambiente de trabalho em modo nativo é super-rápido", disse.

A introdução do Lightroom para M1 é um passo importante para os fotógrafos considerarem se compram Macs com os processadores M1 ou se ficam com máquinas anteriores baseadas em chips Intel. A Apple promete que os novos MacBook Airs e MacBook Pros beneficiam de uma melhor vida útil e desempenho da bateria. Esses benefícios só serão plenamente realizados com versões nativas do software mais utilizado, como Lightroom, Photoshop e Microsoft Office.

A Adobe também divulgou na terça-feira uma versão do Lightroom para portáteis Windows que utilizam processadores Qualcomm, que juntamente com o M1 da Apple é membro da família de chips Arm. Estas máquinas têm uma vida útil mais longa da bateria do que os principais portáteis Windows baseados na Intel, mas sofreram, com estas aplicações, de um desempenho inferior.

Suporte ao formato ProRaw

Com as novas versões do Lightroom, a Adobe está a apoiar outra nova tecnologia da Apple, o formato fotográfico ProRaw encontrado nos iPhone 12 Pro. O ProRaw, que a Apple ainda está a testar na versão beta mais recente do iOS 14, foi concebido para oferecer aos entusiastas de fotografias mais controlo de edição sobre as suas fotos do que é possível com ficheiros JPEG ou HEIC convencionais.

O ProRaw mistura o raw com a tecnologia de fotografia computacional para superar as deficiências de pequenas câmaras de smartphones. Quando um iPhone cria uma imagem JPEG, HEIC ou ProRaw, combina vários frames numa única fotografia. Mas a ProRaw coloca as decisões nas mãos do fotógrafo ao editar em Lightroom, Photoshop ou outro software.