Heidelberg acaba de revelar alguns lançamentos para o portefólio de acabamentos, com destaque para a robotização e automatização, que chegam com o sistema Stahlfolder P-Stacker e com a Multimatrix 60 FC.

"Na impressão comercial, o acabamento é responsável pelos custos de pessoal mais altos, normalmente à volta de 60%", explica Jörg Dähnhardt, responsável pela gestão da área de negócios de acabamento da Heidelberg. "É por isso que colocamos o nosso foco na automatização integrada, como por exemplo, a tecnologia Push to Stop nas máquinas de dobrar, a fim de reduzir os tempos de afinação e aumentar a produtividade. Da mesma forma, com o sistema robótico Stahlfolder P-Stacker, aumentamos o fluxo de materiais e reduzimos o esforço físico do operador.”

MK Multimatrix

Na saída das máquinas de dobrar de alto desempenho, o operador empilha, em cada turno, cerca de sete toneladas de papel na palete. Cada balote pode pesar até 8 kg e chegam a uma velocidade de 5 balotes/min. Na prática, este esforço físico faz com que a velocidade da máquina seja reduzida de forma deliberada, as interrupções logísticas sejam utilizadas como paragens para descanso, ou, então, seja necessário um ajudante para realizar a tarefa.

O Stahlfolder P-Stacker é um robot industrial de seis eixos que segura e coloca a pilha de maneira suave, usando a tecnologia de garras. O robot usa o espaço completo de uma Europalete e pode ser acoplado a uma Stahlfolder KH 82-P. No processo de dobra, reduz o esforço do operador e fornece espaço para realizar outras atividades, como o controlo da qualidade. As primeiras entregas deste equipamento estão planeadas para outubro deste ano.

Outra novidade é a Multimatrix 60 FC para tiragens pequenas em impressão digital e comercial. É adequada para gráficas que usem Minervas ou Cilíndricas para realizar alguns dos trabalhos de acabamento.

A Multimatrix 60 FC é ideal para fluxos de trabalho de produção digital em cartão flexível, por exemplo, com uma dobradora-coladora Diana Go e uma máquina de impressão digital Versafire.

Pode ser, opcionalmente, equipada com uma unidade de estampagem a quente, o que permite a realização de uma ampla gama de trabalhos de acabamento de valor acrescentado bem como um uso mais flexível da máquina de corte-e-vinco.

Outro benefício é o pouco espaço que ocupa. A máquina de corte-e-vinco produz a uma velocidade de 5500 folhas/h e, está, também, equipada com o MasterSet. A operação e a rápida afinação ultrapassa em velocidade e produtividade os trabalhos que ainda se fazem nas Cilíndricas num fator de dois a três, diz a Heidelberg. É adequada para tiragens de 1 a 1000 caixas e está disponível para encomenda imediata.


Push to Stop agora também disponível nas dobradoras

Na Drupa 2016, a Heidelberg apresentou o conceito Push to Stop para as máquinas de impressão Speedmaster. Agora, o Push to Stop também estará disponível nas máquinas de dobrar de alto rendimento. Com a produção autónoma de cadernos, os utilizadores dão o primeiro passo em direção à produção autónoma no acabamento, estando disponível na Stahlfolder TH/KH 82-P e na Stahlfolder TX 96. O grupo-alvo são clientes com mudanças frequentes de trabalhos e tiragens pequenas.

Com o Push to Stop, os diferentes cadernos já não precisam mais de ser separados com marcadores de papel na palete, pois agora são processados um após o outro. O sistema é baseado em dois componentes: um código de barras impresso nos cadernos, bem como num sistema de câmara integrado tanto no marginador PFX como na saída Palamides Alpha.

A produção do próximo caderno começa, então, de forma autónoma, sem a intervenção ativa do operador. É evitada uma mistura de cadernos diferentes na pilha da saída devido à existência do código de barras.