A mais recente novidade no portefólio da Canon é a gama varioPRINTiX, impressora folha-a-folha, a jato de tinta, que promete a qualidade da impressão offset com as flexibilidades próprias dos sistemas digitais.

Com a tecnologia iQuariusiX, a máquina destina-se a volumes de produção mensal entre 1 e 10 milhões de imagens A4, e promete imprimir mais de 9.000 imagens SRA3 por hora (ou 320 imagens A4 por minuto) em suportes como papel offset revestido, entre 90 e 350 g/m2.

Canon vPiX Xray

“Com mais de 90% de tempo médio de atividade e sem necessidade de calibragem e manutenção diárias, a varioPRINT iX-series permite ganhos substanciais de produtividade e melhorias mensuráveis dos custos gerais de funcionamento, quando comparada com outras tecnologias de impressão de produção de folha solta”, refere a Canon em comunicado.

Christian Unterberger, Chief Marketing Officer & Executive Vice President da Canon Production Printing, comenta: “A introdução da varioPRINT iX-series é uma melhoria significativa do nosso portefólio de produtos para o mercado das artes gráficas. Com a varioPRINT ix-series ao lado da tecnologia UVgel Colorado da Canon, e a impressora de alimentação contínua ProStream, os estabelecimentos de impressão comercial têm agora uma maior variedade de soluções Canon à escolha, para dar resposta às suas necessidades de negócio específicas.

As grandes inovações são o sistema de secagem, as tintas e o sistema de controlo de qualidade.

O sistema de secagem combina ar e calor com humidificação para proteger o papel, garantindo, assim, impressão numa ampla gama de meios, que podem seguir de imediato para o acabamento.

As novas tintas de polímero e pigmentadas de base aquosa, ColorGrip, proporcionam cores vibrantes e sólidas numa variedade de substratos.

O controlo de qualidade é realizado graças ao processamento de imagem em 1200 dpi reais e às cabeça de impressão de 1200 dpi, codesenvolvidas com a Kyocera, para a impressão de texto nítido e detalhes de linhas, e gradações suaves.

A tecnologia de controlo da uniformidade dos bicos injetores de tinta utiliza um scanner em linha para a verificação automática e o alinhamento de cada bico injetor durante o processo de produção, para eliminar possíveis riscos (banding).

O controlo da atividade dos bicos injetores permite a deteção e autocompensação durante os trabalhos e, assim, reduz o tempo de inatividade e o desperdício.

A nova série também permite detetar e excluir as folhas defeituosas antes da impressão e transporte de papel.