Epson parts feeder

Quando ouvimos o nome Epson pensamos em impressão, mas a multinacional é especialista em diversos campos tecnológicos. A empresa lançou, recentemente, nos mercados europeus, os alimentadores de peças IF240 e IF530. 

Trata-se de soluções de alimentação para acomodar uma grande variedade de peças para aplicações avançadas nas mais diversas áreas.

Os sistemas são integrados e flexíveis para eliminar adaptações morosas e dispendiosas. Permitem trabalhar com diversos tipos de peças sem necessidade de adquirir novo equipamento.

As soluções de robótica permitem uma abordagem direta em termos de instalação e configuração. Os alimentadores de peças funcionam em conjunto com o software de desenvolvimento Epson RC+ para fornecer uma abordagem passo a passo à configuração do sistema.

Um assistente simplifica a configuração dos alimentadores de peças, com os parâmetros exatos necessários para os diferentes tipos de peças.

Volker Spanier, responsável pelas soluções de robótica na região EMEA, afirma: “Os sistemas de alimentação de peças IF240 e IF530 dão resposta a uma necessidade crescente de individualização de peças muito variadas e em pequenas quantidades. A integração dos alimentadores de peças com os robôs e sistemas de visão da Epson, num único ambiente de desenvolvimento, pode reduzir o tempo de desenvolvimento e fornecer aos fabricantes maior eficiência operacional e mudança rápida entre peças.”

Volker acrescenta, “Estamos também muito satisfeitos com a grande diversidade de peças e materiais suportados, que incluem: fixadores, ganchos, diafragmas, conetores, componentes, suportes e tubos; com os materiais suportados a incluir plástico, metal e borracha.”

As principais características do IF240 e IF530 incluem:

  • Solução de alimentação de peças – funcionamento com os robôs, software e Vision Guide da Epson;
  • Instalação e configuração– integração total com o software de desenvolvimento Epson RC+;
  • Interface “point-and-click” – ajuda a reduzir o tempo médio de desenvolvimento requerido para aplicações avançadas;
  • Manuseamento de peças flexível – suporte de peças de 5 a 40 mm (IF240) e de 30 a 150 mm (IF530);
  • Mudança entre peças – o alimentador permite uma instalação para acomodar diferentes tipos de peças, para um custo total de propriedade reduzido
  • Compatível com uma vasta gama de peças – suporte de peças simples e complexas, bem como materiais delicados
  • Afinação automática inteligente – ajusta automaticamente os parâmetros do alimentador para a configuração de peças novas
  • Funcionalidades de vibração direcional– tecnologia de vibração multieixo para individualização e controlo de peças otimizado
  • Opções de luz negra – vermelho, verde, azul, branco e infravermelhos disponível
  • Área de implantação (Comprimento x largura x altura) - 300 x 171 x 132 mm (IF240) e 600 x 372 x 320 mm (IF530)

Os alimentadores de peças IF240 e IF530 já estão disponíveis no mercado.