Speedmaster XL75 and AnicolorXL75

A Heidelbeg atualizou a Speedmaster CX 75 e XL 75 com um novo design mais moderno e ergonómico. A decisão de atualização prendeu-se com o facto de o formato 50x70 ser o mais adequado para a linha de impressão comercial e embalagem de muitas gráficas.

Isso acontece especificamente nas empresas que se dedicam à produção de Packaging para o segmento farmacêutico e cosmético, em particular, pois o formato oferece benefícios na produção de para pequenas embalagens de cartão flexível e um elevado nível de embelezamento, assim como a possibilidade de produzir pequenas tiragens.

Mais de 19.000 corpos de impressão Speedmaster CD 74, XL 75 e CX 75 vendidos são a evidência da procura por esta série de modelos neste formato específico.

As melhorias passam, por exemplo, pelo software IntelliStart 2, apresentado na Drupa 2016, que tinha como base a filosofia Push to Stop. A Speedmaster CX 75 foi apresentada um ano depois, adaptada às necessidades de empresas de impressão mais pequenas a laborar com um e dois turnos, com uma dimensão reduzida e uma maior flexibilidade a lidar com substratos.

"Temos vindo a ver que o tópico ergonomia do utilizador aumentou de importância", explica Frank Süsser, gestor de produto para o formato 50x70. “Embora a automatização tenha eliminado muitas das tarefas rotineiras, o operador tem sempre algo a fazer na máquina, como, por exemplo, preparar as chapas de impressão, adicionar tinta, trocar panos de lavagem e cauchús ou fazer a manutenção. O espaço generoso entre as unidades de impressão nas Speedmaster XL 75 e CX 75 já é útil, no entanto, fomos um passo adiante e modernizamos ainda mais todo este conceito de galeria.

O design da Speedmaster XL 106 foi a inspiração para isto e foi transferido para as ambas as máquinas. Isto inclui o conceito de galeria, bem como as estruturas do marginador e a saída, que melhoram visualmente as máquinas.

A primeira exibição pública do novo conceito acontece na Pack Print na Tailândia e num evento para clientes, planeado para outubro de 2019, no Comercial Print Media Center da Heidelberg em Wiesloch-Walldorf. “Esta é a primeira antecipação da Drupa 2020. Outras soluções inovadoras virão para tornar os nossos clientes, do formato 50 x 70, ainda mais bem-sucedidos”, explica Frank Süsser.

Novo design bem recebido

A nossa Speedmaster CD 74 já era uma ótima máquina - mas a nova Speedmaster XL 75 está noutro nível. Mesmo apenas com alguns dias de utilização, os nossos impressores não se conseguem imaginar sem o novo design ergonómico. Agora trabalhar na máquina é divertido. É muito mais confortável de operar e, portanto, menos cansativo. Quanto à tecnologia, a máquina também está atualizada”, relata Michel Schwander, Director da impressão comercial da Theiler Druck AG em Wollerau, Suíça.

A primeira máquina de impressão Speedmaster XL 75 a cinco cores do mundo com unidade de verniz e com o novo design foi instalada recentemente. “Com o AutoPlate Pro, o Prinect Inpress Control e todo o sistema de controlo Preset, as etapas de trabalho individuais são executadas de forma totalmente automática, com elevado grau de automatização, são visualizadas no ecrã do Wallscreen. Isso significa que podemos produzir um trabalho após o outro com muito mais rapidez e eficiência”, conclui Schwander. A máquina é usada para produzir brochuras, mailings, produtos publicitários e embalagens.

O que os clientes mais gostam na Speedmaster XL 75, diz a Heidelberg, é a flexibilidade de aplicações, a produtividade e a qualidade de impressão. Seja como modelo básico ou como uma máquina altamente equipada com máxima automatização para impressão autónoma e sequencial, contando ainda com a tecnologia Anicolor.