O novo estudo do Observador Cetelem 2021 constata que os consumidores portugueses estão otimistas após os dois confinamentos relacionados com a pandemia da COVID-19 e que obrigaram a mudanças profundas na rotina.

Os resultados dizem que 57% dos portugueses consideram que o seu bem-estar emocional é positivo. Adicionalmente, na retoma da sua rotina fora de casa, os principais sentimentos associados são esperança (58%), confiança (54%), coragem (38%) e alegria (36%), mas também algum medo (30%).

Contudo, apesar do sentimento otimista, 50% dos inquiridos considera que a situação do país é negativa, representando uma melhoria face aos resultados do estudo em novembro de 2020, em que a percentagem ascendia aos 72%. Sobre as expetativas futuras, os portugueses também se mostram mais otimistas do que em novembro: 59% consideram que, nos próximos seis meses, a situação do país tende a melhorar (em novembro apenas 28% partilhavam esta perceção).

optimismo freepik© freepik

Quanto à perceção dos portugueses face à sua situação pessoal, 62% dos inquiridos manifesta uma opinião positiva sobre a sua situação pessoal, enquanto em junho de 2020 este valor era de 56% e em novembro de 57%. Futuramente – nos próximos seis meses –, 61% acham que a sua situação será ainda melhor.

Face à sua situação económica e profissional, os portugueses avaliam-na de forma semelhante à sua situação pessoal: na mesma escala de 0 a 100, em média, consideram que a sua situação económica e profissional se encontra nos 62 pontos, valor próximo dos 61 da sua situação pessoal. Por fim, foi ainda possível identificar que 45% percecionam que a economia ainda vai começar a recuperar em 2021, no entanto, 29% acham que só em 2022 é que vai haver recuperação económica.

Metodologia:

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve por base uma amostra representativa de 1000 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade. A amostra total é representativa da população e está estratificada por distrito, sexo, idade e níveis socioeconómicos e conta com um erro máximo associado de +/- 3.1 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas telefonicamente (CATI), com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado entre 27 de março e 6 de abril de 2021.