A Sovena decidiu apostar nas áreas de Inovação e Marketing, contando com João Basto e Loara Costa para dirigir, respetivamente, cada departamento.

O departamento de Marketing está agora sob o comando de Loara Costa, que encara este desafio “como uma oportunidade única de criar sinergias entre os mercados em que a Sovena atua. O sucesso de Fula e Oliveira da Serra em Portugal e de Andorinha no Brasil, por exemplo, são resultado de estratégias consistentes e coordenadas por estruturas locais. Mas o objetivo é muito mais lato do que os resultados das diferentes marcas. Queremos capitalizar valor e uni-las em uma mesma direção, posicionando a Sovena como um importante player na mudança de paradigma e no futuro da alimentação. Esse será o grande desafio.”

João BastoJoão Basto

João Basto foi o nome escolhido para liderar a área de New Ventures & Sustainability. Na empresa desde 2013, o gestor português esteve anteriormente responsável pelo desenvolvimento do negócio do Grupo na Ásia-Pacifico, Médio Oriente e Norte de África, e é agora o nome por detrás do novo departamento.

Criar uma “nova área dentro de uma empresa com a dimensão da Sovena é um desafio enorme. Apesar de centenária, a Sovena foi sempre capaz de assumir uma visão inovadora, quase futurista, moldada por um carácter assente na persistência e ambição da sua liderança. Foi esta forma de ser e estar que fez com que fosse a primeira empresa do sector a controlar toda a cadeia de valor e agora, mais uma vez, demonstra o seu espírito audacioso criando em departamento totalmente voltado para o futuro, um futuro mais abrangente que não se esgota no azeite e no óleo alimentar”, explica João Basto.

 O Grupo Sovena detém dois lagares e duas unidades industriais em Portugal, emprega um total de mais de 1200 colaboradores e tem uma presença ativa em mais de 70 países. Em 2019, o grupo atingiu uma faturação de 1200 milhões de euros tendo comercializado mais de 200 mil toneladas de azeite.