fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 21 Nov, 2019

FAVINI lança REFIT com subprodutos de algodão e lã

Favini Refit

A Favini acaba de lançar um novo papel onde a moda e a sustentabilidade têm um papel principal. O novo papel da fabricante, o REFIT, surge a partir de subprodutos de lã e algodão, a colocar em prática os princípios da economia circular.

O novo papel substitui parte das fibras de madeira por fibras têxteis de lã e algodão para ajudar no combate ao desperdício da indústria. Os resíduos dos processos de fiação e tecelagem destinados ao aterro são utilizados para produzir o novo material REFIT com uma alta estética e um valor expressivo para impressão e embalagens Premium.

Com a reutilização criativa deste material na produção de papel obtém-se o REFIT, um papel 100% reciclável e biodegradável. Os resíduos de lã e algodão são visíveis na superfície e dão uma aparência distinta. Do ponto de vista tátil, a lã contida em REFIT WOOL tantaliza as pontas dos dedos com uma aspereza distintiva do produto, enquanto o algodão dá um toque suave ao REFIT COTTON.

O conteúdo do novo papel REFIT inclui mais de 15% de fibra derivada de subprodutos têxteis, 40% celulose reciclada pós-consumo que é certificada FSC® e 45% fibras de celulose virgem também certificada FSC®.

"O caminho da Favini no mundo da reutilização criativa de resíduos de cadeias de produção alternativas é enriquecido com uma nova gama fascinante de produtos: REFIT, que oferece nova vida aos resíduos têxteis. Os subprodutos da lã e do algodão substituem parcialmente a celulose das árvores e transferem a experiência tátil e visual distintiva típica da roupa da fibra natural no papel REFIT. Mais uma vez, a Favini interpreta a proposição da economia circular de uma forma original e inovadora, desta vez voltando-se para o mundo da moda" Eugenio Eger, CEO da Favini

Para a produção do papel REFIT os subprodutos têxteis utilizados são de origem italiana, provenientes de cardação, fiação e tecelagem. O uso de subprodutos industriais limita o uso de matérias-primas virgens e promove a reutilização criativa de resíduos, de acordo com a filosofia da economia circular.

Papéis Ecológicos Favini

A gama é constituída por cinco cores: Azul e Preto para a linha REFIT WOOL, e Branco, Pérola e Cinzento para a variante REFIT COTTON. As gramagens disponíveis variam de 120 a 360 g/m2 e inclui envelopes coordenados.

Os consumidores procuram produtos mais amigos do ambiente e obrigam a que as marcas repensem todos o seus produtos e modos de funcionamento. A indústria papeleira, sendo uma onde a sustentabilidade e a circularidade tem maior importância, tem surgido com produtos cada vez mais inovadores.

Em 1990, a Favini já havia lançado o Shiro Alga Carta. O portefólio de papéis ecológicos continuou a crescer em 2012 com o Crush, em 2015 com o Remake e agora surge o REFIT.