fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 15 Oct, 2019

BillerudKorsnäs produz primeira bateria numa máquina de papel

BillerudKorsnas produz bateria de papel

A papeleira sueca BillerudKorsnäs tornou-se na primeira empresa a produzir uma bateria de papel numa máquina de papel. O projeto é um passo mais próximo da comercialização de armazenamento de energia de pequena e grande escala neste substrato.

Em colaboração com pesquisadores da Universidade de Uppsala, foi desenvolvida uma pesquisa básica para poder usar fibras de papel comum para a produção de baterias.

A primeira produção foi realizada na máquina piloto FEX na RISE, Research Institutes of Sweden. É um passo importante que confirma a possibilidade de produção industrial do material do elétrodo.

“Este é um grande passo para nós, ao vermos um conceito nascido em tubos de ensaio que agora está a ser executado numa grande máquina de papel”, diz Maria Strømme, professora de nanotecnologia do Departamento de Ciências de Engenharia, Nanotecnologia e Materiais Funcionais da Universidade de Uppsala.

O material está agora pronto para testes comerciais. A BillerudKorsnäs continua a trabalhar na identificação de possíveis parceiros em armazenamento de energia e outras aplicações eletroquímicas. O próximo passo é o desenvolvimento de produtos internos, com parceiros, para produção em escala industrial.

Existem várias aplicações potenciais da bateria de papel. Uma é dentro da Internet de Embalagens (Internet of Packaging), isto é, digitalização das embalagens.

A embalagem é inteligente e ativa fornecendo soluções sustentáveis ​​que criam e protegem produtos e também oferecem novas experiências aos consumidores.

Outra aplicação é o armazenamento de energia em larga escala e com boa relação custo-benefício no campo de redes inteligentes.