fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 21 Nov, 2019

Onda Grafe investe em HP Indigo 12000

Onda Grafe

A Onda Grafe acaba de investir na ampliação do parque de equipamentos, com a aquisição de uma HP Indigo 12 000.

A comemorar, hoje, 34 anos de atividade, a empresa localizada em Santo Antão do Tojal, em Loures, está a proceder a uma série de melhorias internas, que visam o crescimento do negócio com uma base sustentada

“É sempre bom investir em tecnologia. O digital 50 x 70 cm faz sentido. Começámos a perceber que na offset 50 x 70 cm fazíamos cinco ou seis trabalhos, mas que a tiragem era pequena. A máquina digital tem menos afinação e os custos de arranque são muito mais baixos, por isso demoraria duas ou três horas a produzir os mesmos trabalhos. Podemos ganhar capacidade produtiva e rapidez de resposta ao cliente, o que é uma mais-valia. Por isso começámos a estudar o investimento. Não foi imediato”, explica Bruno Moluras, que administra a empresa em parceria com a irmã e o pai, Raquel e Vitaliano Moluras.

Bruno, Vitaliano e Raquel Moluras

A gerência da Onda Grafe analisou as várias opções disponíveis no mercado e acabou por decidir adquirir uma HP Indigo. “Não achámos que a Indigo tinha todas as vantagens…e não foi uma escolha fácil”.

Além da confiança nos fornecedores, analisaram as vantagens que a nova adição poderia trazer: “o facto de ser uma máquina a sete cores, com possibilidade de utilizar brancos e com capacidade de evolução, já que no futuro está previsto o Prata e o Ouro, foram argumentos que pesaram”, adiantando ainda, “só com o trabalho que temos, conseguimos rentabilizá-la”.

Bruno Moluras explica também algumas mudanças internas relacionadas com o investimento, que não se resume apenas a instalar mais equipamento: “Tirámos uma Ryobi, uma 50 x 70 cm” e o operador foi para a 70 x 100, e o operador da 70 x 100 vem para a Indigo. Assim temos um operador que vem do digital e outro que vem do offset.

Vai haver um choque de culturas que penso que é benéfico porque ambos vão aprender um com o outro. A curto prazo não é a melhor solução, mas acho que vai formar melhor as duas pessoas. Quem vem do digital vai ganhar ritmo produtivo e quem vem do offset tem mais olho para a cor. Além disso, o papel 50 x 70 não é um SRA3. É preciso saber pegar e montar papel…vai ser bom para ambos”.

HP Indigo 12000 Digital Press

A máquina traz ainda a oportunidade para a remodelação do chão de fábrica, com a criação de uma ilha digital, onde se vão concentrar também outros equipamentos do pequeno formato, nomeadamente uma Duplo 646, uma Duplo DuSense e uma Ricoh, que já possuem em funcionamento.

A Onda Grafe foi nomeada, pelos seus pares, nos PAPIES 2019, como a Empresa Gráfica do Ano. Recorde aqui o momento do anúncio da distinção.