fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 22 Nov, 2019

Missão 360 envolve mais de 1000 alunos e 100 professores no Dia Internacional das Florestas

Missao360
 
A CELPA – Associação da Indústria Papeleira, e as suas associadas, estão a desenvolver um programa educativo para sensibilização ambiental, centrado no tema da Economia Circular, dando como exemplo as boas práticas da indústria da pasta, papel e cartão. No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas, a 21 de março, a Missão 360 – Salvar a Terra é o nosso Papel vai levar mais de 1000 crianças e 100 professores aos viveiros florestais da indústria.

No ano letivo 2018/19, o projeto Missão 360 – Salvar a Terra é o nosso Papel foi implementado em mais de 20 escolas do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico situadas nos concelhos de Aveiro, Constância, Figueira da Foz, Setúbal, Torres Novas,  Viana do Castelo e Vila Velha de Ródão . Agora, no dia do ambiente, os alunos podem conhecer os viveiros onde, todos os anos, são produzidas mais de 14 milhões de plantas florestais de diversas espécies, assim como a estações de biodiversidade, onde podem ser observados diversos tipos de fauna e flora. Alunos e professores serão ainda convidados a conhecer de perto os processos de fabrico e o modelo de circularidade desta indústria.

Através de uma história lúdica que tem como personagens principais o herói Quico e o vilão Dr. Tulha, dois esquilos extraterrestres do planeta Nooz, os alunos são convidados a passar a mensagem da importância da conservação dos recursos naturais e da necessidade de uma economia circular em nome do futuro (sustentável) da Terra.

O papel é um produto natural, reciclável e biodegradável, proveniente de uma matéria prima renovável: a madeira de florestas plantadas, cujo processo de fotossíntese capta o carbono da atmosfera. Depois de utilizado, o papel pode ser reciclado várias vezes.

As práticas seguidas pela indústria da pasta e do papel são um exemplo de economia circular, já que reutilizam internamente os seus recursos (por exemplo, a água do processo de produção) e fecham ciclos, valorizando resíduos. É o caso da biomassa florestal (casca das árvores), mas também das lamas, cinzas ou areias, que podem ser reutilizadas pela própria fábrica, por outras indústrias - como a construção civil ou agricultura - ou na produção de energia elétrica verde.
 

As visitas, de Norte a Sul

 
Fábrica da DS Smith Paper Viana, Viana do Castelo
No dia 21 de março, alunos e professores de Viana do Castelo vão conhecer a fábrica da EUROPA&C e de que forma o processo de produção da indústria papeleira assenta no conceito de economia circular.

Quinta de São Francisco, Aveiro (RAIZ/The Navigator Company)
O Instituto de Investigação da Floresta e do Papel – RAIZ, em Aveiro, abre as portas a alunos vindos das escolas de Viana do Castelo, assim como da Escola Básica Castro Matoso e da Escola Básica de Cacia, ambas em Aveiro, para conhecerem um arboreto de eucaliptos centenários e a biodiversidade existente na Quinta de São Francisco. Visitas decorrem nos dias 21, 22 e 25 de março.

Estação de biodiversidade de Constância (ALTRI)
Nos dias 18 e 19 e março, alunos e professores do Centro Escolar de Constância, do Centro Escolar Santa Margarida da Coutada e da Escola Básica de Vila Velha de Ródão vão à descoberta da riqueza da fauna e flora da ribeira da Foz, onde está implantada a Estação de Biodiversidade de Constância, uma área de alto valor de conservação.

Viveiros/Quinta do Furadouro, Óbidos (ALTRI)
A Quinta do Furadouro, onde todos os anos nascem milhares de plantas, será visitada por alunos e professores das escolas da Figueira da Foz e de Constância no Dia Mundial das Florestas, a 21 de março.

Herdade de Espirra, Pegões (The Navigator Company)
Entre os dias 18 e 19 de março, o Centro Escolar de Riachos, da Escola Básica Dr. António Chora Barroso e do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria, de Torres Novas, vão visitar a Herdade de Espirra, em Setúbal, onde são produzidas mais de 30 espécies florestais e 130 espécies ornamentais e arbustivas. A Herdade receberá ainda a visita de alunos e professores de várias escolas do ensino básico do concelho de Setúbal.
 
As associadas da CELPA – Associação da Indústria Papeleira são as 14 empresas industriais e florestais pertencentes à Altri, Europac, Renova e The Navigator Company. Juntas, produzem 100% da pasta de fibra virgem nacional e cerca de 90% de todo o papel e cartão. As associadas da CELPA gerem, de forma direta, cerca de 160 mil hectares de floresta sustentável e bio diversa em propriedades próprias e arrendadas, 100% certificada pelo FSC® e pelo PEFC™.