fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 22 Nov, 2019

Equipa de gestão e fundo Atena compram LeYa

Livros

Isaías Gomes Teixeira, Tiago Morais Sarmento e Pedro Marques Guedes detém agora 50,1% do capital do grupo Leya, sendo que o resto do capital da editora pertence à Atena Equity Partners.

Em conjunto, os três sócios e o fundo de investimento compraram o grupo editorial à britânica Trilantic Capital Partners, acionista desde 2010 e proprietária a 100% desde Julho de 2018.

O valor da operação não vai ser tornado público, tendo sido apoiada por bancos nacionais e internacionais, de acordo com as declarações de Isaías Gomes Teixeira à agência Lusa.

“No ano passado não vi nenhum MBO [do inglês Management Buy Out, em que a equipa de gestores de uma empresa adquire a maioria do capital social da sociedade] de nenhuma empresa da dimensão da Leya, porque cada vez é mais difícil fazê-los com o apoio dos bancos. Para nós isto foi importante, porque mostra que há uma confiança dos stakeholders na operação”, declarou o administrador à agência de notícias.

O grupo Leya tem operações também no Brasil, Angola e Moçambique, conta com plataformas de ensino, conteúdos digitais e ensino à distância, sendo a proprietária de chancelas como a D. Quixote, Caminho, ASA, Texto Editora e Oficina do Livro. A editora conta com cerca de 1000 trabalhadores.