fbpx
DP - PACKAGING
Login

Publicadas as primeiras diretrizes para designers acerca da reciclabilidade das embalagens

Recyclability Guidelines

Já estão disponíveis as primeiras diretrizes de reciclabilidade, que dão orientações concretas para os designers garantirem que a funcionalidade anda de mãos dadas com a reciclabilidade, na altura do design das embalagens.

O uso de papel para fins de embalagem está a crescer devido ao seu desempenho ambiental, e também devido ao crescimento do comércio eletrónico e serviços de entrega. Há uma forte expectativa dos consumidores, marcas e retalhistas por ter material de embalagem reciclável. Aliás, a taxa de reciclagem de embalagens de 85% já foi alcançada e a cadeia de valor de papel continua a melhorar.

A fim de atingir metas de reciclagem ainda maiores, ampliando a funcionalidade das embalagens baseadas em papel, é importante começar a partir da fase de projeto, considerando tanto o propósito pretendido quanto o fim da vida.

Recyclability Guidelines

As diretrizes de reciclabilidade - desenvolvidas pela Cepi, CITPA, ACE e FEFCO - dão orientações concretas para os designers garantirem que a funcionalidade anda de mãos dadas com a reciclabilidade.

"Os retalhistas e as marcas que exploram novas soluções baseadas em fibras querem ver as embalagens de volta ao circuito após o uso. Com as diretrizes, a cadeia de valor de papel e cartão dá a resposta sobre o que isso significa e exige na prática.

Neste espírito a Cepi co-lançou a nova aliança 4evergreen, juntamente com mais de 30 empresas a 20 de novembro. O objetivo da aliança é impulsionar a contribuição das embalagens à base de fibra para uma economia circular e sustentável que minimize o impacto climático e ambiental", comentou Ulrich Leberle, Diretor de Matérias-Primas da Cepi.

Neste contexto, as novas orientações europeias pretendem tornar-se no documento de referência para saber mais sobre as implicações de determinadas etapas de conversão sobre a reciclabilidade das embalagens utilizadas em papel.

Os signatários do documento esperam que ajam como uma fonte de inspiração para a inovação e a introdução de novas técnicas. Estão convencidos de que uma consciência generalizada entre a cadeia de valor (incluindo retalhistas e marcas) pode realmente melhorar a reciclabilidade dos produtos. Eles também acreditam que as diretrizes ajudarão a dar resposta aos protocolos e requisitos nacionais e fechar mais a circularidade da indústria.

Faz download da cópia do documento aqui!