fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 6 Dec, 2019

IFCO SYSTEMS abre centro de lavagem em Portugal

Centro de lavagem em Portugal

A IFCO SYSTEMS está a preparar a abertura de um centro de lavagem para recipientes de plástico reutilizáveis (RPCs) em Portugal, mais precisamente na Azambuja.

Com mais de 50 colaboradores, oito docas de camiões para carga e descarga e tecnologia inovadora, o novo centro de lavagem vai triplicar a sua capacidade de lavagem em Portugal. As instalações têm a capacidade de lavar 90,000 RPCs por dia, o equivalente a aproximadamente 30 milhões de RPCs por ano.

Com 7 200 m² de área coberta e 4 000 m² de área descoberta, estas instalações oferecem espaço de armazenamento suficiente para melhorar a disponibilização dos RCPs tanto para Portugal como para Espanha. No novo centro, a IFCO vai lavar os RPCs do mercado português bem como os RCPs importados maioritariamente de Espanha. Isso evita o transporte para Espanha de aproximadamente quatro milhões RPCs vazios e sujos por ano.

Com as novas instalações, a IFCO aumenta a sua capacidade de lavagem de modo, recorrendo a tecnologia melhorada para garantir um processo eficiente para retirar etiquetas e de secagem. O novo centro de lavagem vai triplicar, em Portugal, a capacidade de lavagem da IFCO para aproximadamente 30 milhões de RPCs por ano.

Tecnologia inovadora para a segurança alimentar

Os RPCs da IFCO são utilizados para transportar alimentos frescos como frutas e vegetais, pão, carne, peixe. Na indústria alimentar a segurança é a prioridade máxima, quer seja com os alimentos, fornecedores, empregados e consumidores. Para isso, a IFCO diz assegurar rigorosos padrões de higiene e saneamento globais em todas as suas instalações de lavagem.

Os RPCs são lavados de acordo com os mais altos padrões da indústria RPC e de acordo com o plano HACCP. Os centros de lavagem da IFCO estão dotados de equipamentos de limpeza e secagem de última geração.

As novas instalações na Azambuja contêm uma máquina de secagem centrifugadora, que seca os RPCs para melhorar a capacidade de lavagem e garantir que não existem RPCs molhados durante o inverno. Para além disso, o novo removedor de etiquetas garante uma melhor lavagem.

A IFCO já instalou um equipamento de reciclagem de água em vários dos centros de lavagem, para diminuir a quantidade de água utilizada durante o processo de lavagem. A empresa economiza energia através da combinação entre o calor e a energia gerada.

O sistema SmartGuardian™ da IFCO mede e monitoriza os principais parâmetros, como fluxo e temperatura da água, pressão das bombas, tempo de contacto, assim como concentração de detergente e desinfetante.

A IFCO é fornecedora de soluções de embalagens reutilizáveis para alimentos frescos. Opera, mundialmente, mais de 314 milhões recipientes de plástico reutilizáveis (RPCs), utilizados em mais de 1.7 mil milhões de cargas de fruta e vegetais frescos, carnes, aves, mariscos, ovos, pães e outros produtos desde os fornecedores até aos supermecados todos os anos.