fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 21 Oct, 2019

Tetra Pak produz palha de papel e disponibiliza conhecimento técnico ao mercado

Palha de papel Tetra Pak

A Tetra Pak tornou-se na primeira produtora de embalagens a disponibilizar palhinhas produzidas a partir de papel na Europa e vai disponibilizar o conhecimento técnico ao mercado.

Adolfo Orive, Presidente e CEO da Tetra Pak, disse: “Estamos satisfeitos em ter desenvolvido uma palhinha de papel que é totalmente funcional e responde aos padrões de segurança alimentar internacionalmente reconhecidos. Este é um passo importante na nossa visão para entregar uma embalagem inteiramente baseada em matérias-primas como plantas, contribuindo para uma economia circular de baixo carbono”.

“Decidimos não solicitar proteção de patente sobre as inúmeras melhorias técnicas que fizemos no equipamento e nos materiais e, em vez disso, colocamos as nossas inovações no domínio público, para que a indústria atinja o objetivo comum de conduzir a uma economia circular de baixo carbono. Convidamos todos os fornecedores e clientes a usar o nosso conhecimento e a unir forças para aumentar a produção o mais rápido possível”.

Feita de papel certificado FSC e reciclável com a restante embalagem, a nova palha de papel estará disponível para duas embalagens cartonadas de tamanho pequeno, comumente usadas para laticínios e bebidas para crianças: Tetra Brik Aseptic 200 Base e Tetra Brik Aseptic 200 Cristal Base.

A utilização da palha de papel está a começar com volumes limitados, enquanto a empresa aumenta a capacidade de produção na fábrica em Lisboa.

A empresa também anunciou que vem está a avaliar avanços técnicos e a trabalhar com vários líderes de tecnologia para explorar opções biodegradáveis, como os polihidroxialcanoatos (PHA), um polímero derivado de materiais à base de plantas que também é biodegradável.

Existem outros projetos de desenvolvimento de embalagens sustentáveis ​​“na calha”, que incluem tampas e sistemas de bebidas integrados.