fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 6 Dec, 2019

Subscrição de impressão 3D, serviços e parcerias: as novidades da HP

Fleet of HP Jet Fusion 5200 3D Printer

Foi durante a conferência de fabricação aditiva formnext 2019, que a HP anunciou os modelos de subscrição e serviços para a impressão 3D. Além disso, a multinacional divulgou a expansão de uma série de parcerias industriais e ainda novas aplicações de empresas como a Siemens e a Volkswagen.

“A viagem rumo ao fabrico digital requer muito mais do que tecnologia. Os clientes desejam soluções integradas combinadas com modelos de capital que lhes sejam convenientes, e que permitam oferece a previsibilidade, transparência e flexibilidade de que necessitam para expandir rapidamente os seus negócios,” disse Ramon Pastor, Presidente interino de 3D Printing e Digital Manufacturing na HP Inc.

 “As nossas ofertas diminuem os obstáculos à adoção por parte das empresas industriais para que lhes seja mais fácil implementar as melhores soluções de impressão 3D da HP. E estes são apenas os primeiros passos – iremos continuar a colaborar com clientes e parceiros para criar novos modelos capazes de desbloquear e acelerar o poder do fabrico digital.”

 Reduzir barreiras à adoção

O novo serviço de subscrição 3D as a Service (3DaaS) Base da HP permite a reposição automática de consumíveis 3D da HP, com controlo de faturação e utilização, e serviços de suporte tanto remotamente como no local. O serviço pay-per-build (pagamento-por-fabrico) está disponível para os gamas de soluções 3D HP Jet Fusion 5200, HP Jet Fusion 4200 e HP Jet Fusion 500.

Na modalidade HP 3D as a Service (3DaaS) Plus já se integra o hardware, consumíveis e serviços, tendo sido pensado para clientes que procuram acelerar os ciclos de vida de produto com uma rápida prototipagem e uma produção de peças finais in-house otimizada. A subscrição do modelo 3DaaS Plus começa com a solução HP Jet Fusion 340, com mais modelos de subscrição 3DaaS a ser introduzidos no futuro.

Alianças reforçadas

Há novos parceiros na HP Digital Manufacturing Network: a Prototal na Europa e Solize no Japão. Trata-se de uma comunidade global de fornecedores de serviços com capacidade na produção com Multi Jet Fusion e Metal Jet. Os clientes de todo o mundo podem aceder a esta rede de fornecedores de plásticos e metais para aumentarem a produção de peças quando e onde precisarem.

A HP fez ainda novas alianças industriais:

  • A Siemens e a HP estão a apresentar novas peças prontas para produção desenhadas junto de dois fornecedores da industria automóvel. A EDAG desenvolveu um distribuidor de líquido de arrefecimento ativo com topologia otimizada para veículos elétricos e a Adient, está a criar um novo encosto de cabeça otimizado em termos de tamanho e peso.
  • A Lubrizol, especializada em químicos, anunciou a disponibilidade do ESTANE® 3D TPU M95-A, um novo material de poliuretano termoplástico (TPU) certificado para as soluções de impressão 3D HP Jet Fusion 4200. O TPU é ideal para peças flexíveis e elásticas.
  • Com a AM Solutions, estabeleceu uma nova parceria destinada a fornecer um fluxo de trabalho de pós-processamento de impressão 3D. A AM Solutions planeia ainda usar a solução 3D HP Jet Fusion 5200 Series para projetar e otimizar os seus próprios produtos, bem como oferecer aos seus clientes finais serviços de design, produção de peças e acabamento com Multi Jet Fusion.

Mais de 18 milhões de peças Multi Jet Fusion e marcos Metal Jet

O portfólio de soluções de impressão 3D da HP – prototipagem e produção, plásticos e metais – está a ter uma forte adoção de clientes em vários sectores. Só nos últimos 12 meses, mais de 18 milhões de peças foram produzidas com HP Multi Jet Fusion.

A HP lançou a solução 3D Jet Fusion 5200 Series, que teve a aceitação de empresas como a Avid, uma empresa de desenvolvimento de produtos especializada em eficiência de fabricação; a Weerg, fornecedora de peças de fabricação; a Yazaki, fornecedora de peças automóveis e especialista em cablagem; e a Extol, fabricante de engenharia e de peças para as indústrias automóvel e outras.

“A HP está a fornecer muito mais do que uma impressora 3D – de facto, está a disponibilizar uma solução completa para a produção final de peças em volume", disse Doug Collins, Founder e Co-Owner na Avid Product Development. "A nossa capacidade de usar novo hardware, dados, software e serviços para melhorar todos os aspectos da nossa produtividade operacional e eficiência, juntamente com os recursos inovadores e novos materiais como o TPU, trouxeram um enorme valor à Avid e aos seus clientes".

No ano passado, o grupo Volkswagen escolheu a HP Metal Jet como base para a sua estratégia de industrializar a fabricação aditiva. A Volkswagen e a HP estão a implementar um quadro de referência plurianual de design e produção. Em parceria com a GKN Powder Metallurgy, as empresas concluíram uma obra de produção com mais de 10 000 peças produzidas em apenas algumas semanas para suportar o evento de lançamento do veículo elétrico ID.3.