A capacidade de produção anual do mercado europeu de bioplásticos vai crescer de 1,4 milhões de toneladas em 2012 para cerca de 6,2 milhões de toneladas em 2017. De acordo com a previsão de mercado mais recente , a terra usada para o abastecimento de matérias-primas renováveis para os bioplásticos será de apenas cerca de 0,02 % da área agrícola mundial. Esta é a conclusão da última previsão de mercado que a associação da indústria de bioplásticos Europeia publica anualmente, em cooperação com o Instituto de bioplásticos e biocompósitos da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes Hannover, na Alemanha.
A previsão diz que o mercado de embalagens continuará a ser o segmento líder para aplicações bioplásticos , com uma gama crescente de aplicações maduras. Prevê-se que as novas soluções contribuam para reduzir a dependência de matérias-primas fósseis e para minimizar a pegada de carbono de embalagens.
François de Bie , presidente da associação, afirma: "O crescimento contínuo pode ser esperado em relação a todos os tipos de material bioplástico e numa variedade de segmentos de mercado - desde a embalagem à electrónica de consumo". Plásticos biodegradáveis também estão a demonstrar taxas de crescimento com capacidade de produção que deverá ganhar cerca de 60% até 2017.